Villa Godi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Imagem: Cidade de Vicenza e Villas de Palladio no Véneto A Villa Godi está incluída no sítio "Cidade de Vicenza e Villas de Palladio no Véneto", Património Mundial da UNESCO.
Villa Godi, uma das obras primas de Andrea Palladio.

A Villa Godi, ou Villa Godi Malinverni, é um palácio italiano do Veneto, localizado em Lugo di Vicenza, na Província de Vicenza. Foi um dos primeiros projectos de Andrea Palladio, como regista o próprio arquitecto em I Quattro Libri dell'Architettura, a sua obra sobre a teoria da arquitectura. A construção do edifício foi encomendada pelos irmãos Girolamo, Pietro e Marcantonio Godi. Teve início em 1542, com modificações sucessivas sobre a entrada e sobre os jardins nas traseiras.

São características do edifício a ausência de ornamentos, em geral associada ao período da maturidade de Palladio, e as refinadas proporções simétricas da fachada. O edifício está organizado com dois apartamentos sobre cada um dos lados da ala central, a qual liga a loggia encastrada e o salão central. Os interiores foram decorados com afrescos de Gualtiero Padovano e de outros artistas.

A villa possui grandes jardins abertos ao público até tarde ao longo de todo o ano. O edifício hospeda, também, um museu arqueológico, com centenas de fósseis e animais da zona.

A Villa Godi está classificada pela UNESCO, desde 1996, como Património Mundial, incluída no sítio Cidade de Vicenza e Villas de Palladio no Véneto juntamente com outras obras de Palladio em Vicenza.

Galeria de imagens da Villa Godi[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Villa Godi