Palazzo Antonini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Fachada do Palazzo Antonini.

O Palazzo Antonini é uma residência urbana de Udine, na Itália, projectada pelo arquitecto Andrea Palladio, em meados do século XVI, para a família Antonini, proprietária de vários outros palácios na cidade.

Actualmente, é sede duma filial do Banco de Itália.

História[editar | editar código-fonte]

Secção do Palazzo Antonini por Ottavio Bertotti Scamozzi, 1781.

O início da construção do Palazzo Antonini foi fixado tradicionalmente em 1556, em concomitância com a construção do Arco Bollani, outra obra de Palladio em Udine.

O cliente foi Floriano Antonini, jovem e ambicioso expoente duma das famílias mais visíveis da aristocracia udinense que, desejoso de redescobrir uma tradição erudita, fez cunhar uma medalha de fundação do palácio, provavelmente para demonstrar que o gosto sofisticado não era exclusivo dos círculos aristocráticos da capital da Sereníssima, Veneza. Em 1559, o palácio já estava parcialmente habitável, mas em 1563 o estaleiro ainda estava em actividade.

No século seguinte, pelo menos duas campanhas de trabalhos modificaram fortemente o aspecto do edifício, chegando a substituir todas as janelas, com excepção daquela à direita da loggia na fachada traseira, e as escadas interiores. Em 1709, Martino Fischer realizou os aparatos decorativos, contribuindo para desnaturar definitivamente os interiores palladianos. O que resta, essencialmente, do projecto palladiano são a planimetria (com excepção das escadas) e a volumetria geral do edifício, as loggias anterior e posterior (das quais, porém, não foram realizados os frontões) e os elementos da "Sala com Quatro Colunas" ("sala a quattro colonne").

O projecto de Palladio[editar | editar código-fonte]

Detalhe da fachada.
Planta do palácio por Ottavio Bertotti Scamozzi, 1781.

O projecto abre a secção do tratado de Palladio I Quattro Libri dell'Architettura (1570) dedicada aos palácios de cidade, ainda que, como já acontecia com a Villa Pisani em Montagnana ou a Villa Cornaro em Piombino, o Palazzo Antonini seja um edifício ambivalente, embora de sinal oposto: é, de facto, um palácio urbano com tipologia de villa suburbana. De resto, deve ter-se em consideração que surgia nas margens do centro urbano, numa área aberta com jardins, como acontecia com o Palazzo Chiericati ou o Palazzo Civena em Vicenza.

O desenho das fachadas é fascinante: de modo particular, a fachada sobre a estrada, com semicolunas jónicas obtidas por rochas de pedra que pré-anunciam as da Villa Serego em Santa Sofia, costitui uma verdadeira excepção na poética palladiana. O arquitecto descreve-a assim no seu tratado:

Mas vamos agora voltar ao edifício, o qual está situado em Udine, a capital do Friul, e que foi erguido cuidadosamente para Floriano Antonini, um cavalheiro dessa cidade. A ordem do primeiro andar da fachada é um opus rusticum, as colunas da fachada de entrada e da loggia inferior são de ordem jónica...

A vista desta fachada, nesse mesmo tratado, apresenta semi-colunas com reboco liso; a sua realização, com blocos de pedra, foi, talvez, um pedido do mestre de obras.

Por outro lado, uma densa rede de perfurações faz da loggia sobre a estrada uma espécie de diafragma trasparente à luz.

Todo o edifício é como que fechado por faixas contínuas de pedra, da base das semicolunas ao entablamento, até à faixa correspondente ao friso superior onde se abriam as pequenas janelas sem cornijas do sótão.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Palazzo Antonini

Informações sobre o Palazzo Antonini[ligação inativa]


Palácios e Villas de Andrea Palladio Andrea Palladio
Palácios: Basilica PalladianaCasa CogolloPalazzo AntoniniPalazzo Barbaran da PortoPalazzo del CapitaniatoPalazzo ChiericatiPalazzo CivenaPalazzo Dalla TorrePalazzo PojanaPalazzo Porto (Contrà Porti)Palazzo Porto (Piazza Castello)Palazzo PretorioPalazzo SchioPalazzo ThienePalazzo Thiene Bonin LongarePalazzo Valmarana
Villas: Villa AngaranoVilla ArnaldiVilla BadoerVilla BarbaroVilla CaldognoVilla CapraVilla ChiericatiVilla ContariniVilla CornaroVilla EmoVilla Forni CeratoVilla FoscariVilla Gazzotti GrimaniVilla GodiVilla PioveneVilla Pisani (Bagnolo di Lonigo)Villa Pisani (Montagnana)Villa PojanaVilla Porto (Molina di Malo)Villa Porto (Vivaro di Dueville)Villa RepetaVilla SaracenoVilla SeregoVilla Thiene (Quinto Vicentino)Villa Thiene (Cicogna)Villa Trissino (Cricoli)Villa Trissino (Meledo di Sarego)Villa Valmarana (Lisiera)Villa Valmarana (Vigardolo)Villa Zeno