Vinho tinto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Copo de vinho tinto

Vinho tinto é a bebida resultante da fermentação do suco ou mosto extraído de uvas pretas ou tintas no qual é imperativo que haja maceração das cascas no mosto com a finalidade de se atribuir cor e sabor à bebida.

A polpa da fruta, tanto da uva branca quanto da uva preta é clara, quando prensada esta polpa dá origem a um suco turvo considerado “branco”. A cor do vinho é obtida de acordo com a forma com que as cascas da uva são usadas. Para tornar o vinho tinto é preciso que as cascas das uvas pretas descansem no mosto, o que é chamado de maceração. A intensidade da cor no vinho tinto depende de dois fatores: primeiro, do tipo de uva empregada na sua fabricação; segundo, o tempo de maceração das cascas no mosto.

Classes de vinhos tintos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Site Lucano Vinhos. Disponível em http://www.lucano.com.br/vinhos.htm Arquivado em 22 de junho de 2012, no Wayback Machine.. Acesso em 5 de dezembro de 2012.
  2. Site vinhosnet.com.br. Disponível em http://www.vinhosnet.com.br/paginas.php?codigo=20 Arquivado em 22 de março de 2013, no Wayback Machine.. Acesso em 5 de dezembro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Vinho tinto