Barolo (vinho)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Barolo
Barolo (vinho)
Designação Barolo
Denominação
principal
DOCG
Ano de inclusão 01/07/1980
País Itália
Região principal Piemonte
Localização Província de Cuneo
Cidade Barolo, Asti e outras
Clima Temperado
Solo Calcário argiloso
Cepa dominante 100% Nebbiolo
Vinhos produzidos Tinto

O Barolo é um vinho produzido no noroeste da Itália, Província de Cuneo, região do Piemonte e sob DOCG ou "Denominação de Origem Controlada e Garantida". Ficou conhecido como o Rei dos Vinhos e o Vinho dos Reis.[1] O nome Barolo está ligado à família Falletti, então Marqueses de Barolo, que iniciaram a produção dos vinhos na região.

Características[editar | editar código-fonte]

O Barolo é um vinho intenso, vermelho profundo, com perfume complexo, grande corpo e taninos bastante persistentes com características de frutas (ameixas secas), florais (baunilha, alcaçuz, rosas) e chocolate. Estas características fazem do Barolo um vinho elegante e de grande personalidade.

Os Barolos Riserva (Reserva) são envelhecidos por um período mínimo de 3 anos [2] dos quais, pelo menos, dois anos em barris de madeira. Para que os vinhos sejam qualificados como "Riserva Speciale" (Reserva Especial) devem ser envelhecidos por pelo menos cinco anos,[3] sendo dois em barris de madeira.

A gradação alcoólica dos Barolos é de aproximadamente 13 %.[4]

O Barolo é um vinho perfeito para acompanhar grelhados de carne vermelha, de caça, tartufo, queijos e Fritto Misto, prato típico da região.

Produtores de vinhos Barolo[editar | editar código-fonte]

  • Angelo Gaja[5]
  • Marchesi di Barolo
  • Renato Ratti[5]
  • Batasiolo

Nota de curiosidade[editar | editar código-fonte]

Pelas características excepcionais do Barolo, os habitantes da região afirmam que esse vinho é muito melhor acompanhado apenas de pão e queijos para que ele possa ser apreciado por inteiro.

Safras[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. RUSSO, Didi. Ativa/M Editorial Gráfica, ed. Nem leigo nem expert - Manual básico do mundo do vinho. 2005. São Paulo: [s.n.] 58 páginas 
  2. «Italianmade.com» (em inglês). Consultado em 7 de junho de 2009 
  3. «Enciclopédia do vinho». Consultado em 7 de junho de 2009 
  4. RUSSO, Didi. Ativa/M Editorial Gráfica, ed. Nem leigo nem expert - Manual básico do mundo do vinho. 2005. São Paulo: [s.n.] 59 páginas 
  5. a b «VINES.ORG Encyclopedia - Barolo» (em inglês). Consultado em 7 de junho de 2009 
  6. «Italianmade.com - Barolo DOCG» (em inglês). Consultado em 7 de junho de 2009  horizontal tab character character in |titulo= at position 19 (ajuda)
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Barolo (vinho)
Ícone de esboço Este artigo sobre Vinhos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.