Portal:Vinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

V i n h o

 ver · editar O vinho



Vinho (do grego clássico {οἶνος transl. oínos, através do latim vīnum, que tanto podem significar "vinho" como "videira") é, genericamente, uma bebida alcoólica produzida por fermentação do sumo de uva. Na União Europeia, o vinho é legalmente definido como o produto obtido exclusivamente por fermentação parcial ou total de uvas frescas, inteiras ou esmagadas, ou de mostos. No Brasil, é considerado vinho a bebida obtida pela fermentação alcoólica de mosto de uva sã, fresca e madura, sendo proibida a aplicação do termo a produtos obtidos a partir de outras matérias-primas.


 ver · editar Vinho selecionado

Assemblage é a mistura de diferentes tipos de uva no processo de produção de um vinho, ao contrário do que ocorre com os varietais, nos quais se utiliza uma única cepa.

Um bom exemplo de assemblage são os vinhos feitos na Região de Bordeaux na França. Geralmente feitos com Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot, sendo permitido aos Bordeaux, utilizar Petit Verdot, Malbec e Carmenére.


 ver · editar Artigo selecionado

Adega é o lugar onde o vinho é armazenado em garrafas, barris ou em barricas, no caso do vinho tradicional, ou em talhas, no caso do vinho de talha. No caso das vinícolas, as adegas são normalmente localizadas no subsolo, o que ajuda a manter a temperatura ideal entre 14 e 17°C.



 ver · editar Uva selecionada
Tempranillo Viala et Vermorel.jpg

Aragonez (em castelhano: Tempranillo) é uma casta de uva tinta da família da Vitis vinifera, uma das mais conhecidas da Península Ibérica. Originária do norte da Espanha, também é muito cultivada em Portugal, onde é também é conhecida como tinta roriz na região do Douro.







 ver · editar Imagem em destaque


Colabore Como colaborar!
• Crie artigos relacionados ao Vinho dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos do Vinho
• Melhore o Portal da Cerveja, adicionando mais assunto.


Purgar cache do servidor