Wachuma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde abril de 2011)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.


Como ler uma infocaixa de taxonomiaWachuma
Trichocereus pachanoi

Trichocereus pachanoi
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Cactaceae
Género: Echinopsis
Espécie: Echinopsis pachanoi
Sinônimos
Trichocereus pachanoi

Echinopsis pachanoi, conhecida como Wachuma e São Pedro, é um cacto originário dos Andes. Wachuma significa, na língua Quíchua, "ébrio e consciente". O nome São Pedro tem origem no catolicismo, quando fala-se de morte, em alusão à transcendência que a planta proporciona com o papel de São Pedro do cristianismo. Estudos arqueológicos remetem a origem do seu uso a pelo menos 2.000 anos na cultura Chavin. Já foram identificadas algumas variedades ou adaptações as diversas regiões andinas no sul do Equador (Var. KK339 e KK591) e norte do Peru (Var. KK2150).

Efeitos[editar | editar código-fonte]

Segundo Trenary K. autor do livro "História da mescalina", o uso ritual desse cacto (Trichocereus pachanoi) foi documentado pela primeira vez, no Equador em 1945, identificando a mescalina como seu elemento ativo.

Os efeitos experimentados devem-se tanto ao contexto ritual em que é empregado como a uma substância chamada mescalina, presente nessa e em outras plantas, sendo a mais conhecida o peiote, também um cactus. A dose eficaz para a mescalina é de 300 a 500 mg e os efeitos duram aproximadamente de 10 a 12 horas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Echinopsis pachanoi
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Wachuma
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Wachuma

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Calderon, Eduardo; Cowan, Richard; Sharon, Douglas; Sharon, F. Kaye. Eduardo el curandero: las palabras de un curador peruano. The words of a peruvian healer. Califórnia, Berkeley, North Atlantic Books (1988) 1999 Amazon preview, 2013
  • Heaven, Ross. Cactus of Mystery: The Shamanic Powers of the Peruvian San Pedro Cactus. Rochester, Vermont, Park Street Press, 2013 Scribd preview, 2013
  • Heaven, Ross. The Hummingbird's Journey to God: Perspectives on San Pedro, the Cactus of Vision & Andean Soul Healing Methods. UK. O Books / John Hunt Publishing, 2009 Google Books, 2013

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cactos, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.