Wikipédia:Artigos bons/arquivo/Igrejinha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira do município Igrejinha.
Bandeira do município Igrejinha.

Igrejinha é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul localizado na mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e na microrregião de Gramado-Canela, mais precisamente no Vale do Paranhana, a uma latitude 29º34'28" sul e a uma longitude 50º47'25" oeste, estando a uma altitude média de 18 metros. Sua população estimada em 2008 era de 32 945 habitantes, e sua área é de 136,816 km². Seu principal acesso é pela estrada RS-115, embora também seja atendida pela RS-020. A cidade é uma das maiores produtoras de calçados femininos do Brasil.

Colonizada por imigrantes alemães durante o século XIX, ainda hoje possui população predominantemente de origem alemã. Para celebrar as tradições de seus antepassados, a cidade criou a Oktoberfest de Igrejinha. A história de Igrejinha inicia-se muito antes de sua emancipação, ocorrida em 1964; ela remonta ao ano de 1814, quando foi concedida a Antônio Borges de Almeida Leães uma sesmaria que compreendia os atuais territórios de Taquara, de Igrejinha e de Três Coroas. Em 1845, Tristão José Monteiro adquiriu a sesmaria e criou a Colônia de Santa Maria do Mundo Novo.

A partir de 1846 muitos imigrantes alemães vindos do Vale dos Sinos, especialmente de São Leopoldo e de Dois Irmãos, e alguns diretamente da Alemanha, fixaram-se nesta colônia e aos poucos espalharam-se, principalmente pelas margens do rio Santa Maria, hoje chamado de rio Paranhana. (leia mais...)