Ir para o conteúdo

Taquara (Rio Grande do Sul)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Taquara
Vista da Rua Júlio de Castilhos.
Vista da Rua Júlio de Castilhos.
Vista da Rua Júlio de Castilhos.
Hino
LemaUm lugar para ficar
Gentílicotaquarense
Localização de Taquara no Rio Grande do Sul
Localização de Taquara no Rio Grande do Sul
Localização de Taquara no Rio Grande do Sul
Taquara está localizado em: Brasil
Taquara
Localização de Taquara no Brasil
Mapa
Mapa de Taquara
Coordenadas29° 39′ 03″ S, 50° 46′ 51″ O
PaísBrasil
Unidade federativaRio Grande do Sul
Região metropolitanaPorto Alegre
Municípios limítrofesAraricá, Glorinha, Gravataí, Igrejinha, Novo Hamburgo, Parobé, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga, São Francisco de Paula e Três Coroas
Distância até a capital72 km
Fundação17 de abril de 1886 (139 anos)
Governo
 • Prefeito(a)Sirlei Bernardes da Silveira (REP, 2025–2028)
Área
 • Total [1]452,572 km²
Altitude57 m
População
 • Total (2021) [2]57 740 hab.
 • PosiçãoRS: 41º BR: 584º
Densidade127,6 hab./km²
Climasubtropical (Cfa)
Fuso horárioHora de Brasília (UTC−3)
CEP95600-001 a 95624-999
IDH (2010) [3]0,727 alto
 • PosiçãoRS: 207º BR: 1107º
PIB (2020) [4]R$ 1 403 652,65 mil
 • PosiçãoRS: 63º BR: 678º
 • Per capita (2020)R$ 24 375,74
Sítiotaquara.rs.gov.br (Prefeitura)
camarataquara.rs.gov.br (Câmara)

Taquara é um município da Região Metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Localiza-se na Serra Gaúcha, e é um município de colonização predominantemente alemã localizada na Encosta Inferior do Nordeste.

História

[editar | editar código]

Até a chegada dos primeiros europeus à região, no século XVI, o local era habitada pelos índios carijós.[5] O território de Taquara fez parte da sesmaria concedida em 1814 a Antônio Borges de Almeida Leães, que foi vendida em 20 de junho de 1845 para Tristão José Monteiro e Jorge Eggers. No ano seguinte, em 4 de setembro de 1846, o território passou a ser propriedade exclusiva de Tristão Monteiro, quando iniciou-se o processo de colonização alemã e outras etnias, através da Colônia de Santa Maria do Mundo Novo, formada pelas famílias:

  • Família Ritter (alemã)
  • Família Lahm (alemã)
  • Família Schirmer (alemã)
  • Família Krummenauer (alemã)
  • Família Schäfer (alemã)
  • Família Klein (alemã)
  • Família Lambert (alemã)
  • Família Laux (alemã)
  • Família Jacoboski (polonesa)
  • Família Raimondo (italiana)
  • Família Fischer (alemã)
  • Família Petry (alemã)
  • Família Korndörfer (alemã)

A colônia dividia-se em três seções: Baixa Santa Maria (hoje Taquara), Média Santa Maria (hoje Igrejinha) e Alta Santa Maria (hoje Três Coroas). Foi na Média Santa Maria que Tristão Monteiro construiu a primeira casa de alvenaria do vale, a chamada "Casa de Pedra". Esta casa foi construída para instalar a capatazia e o armazém de abastecimento dos primeiros colonos e do pessoal que procedia a medição das terras do vale.

Em 24 de setembro de 1880 foi instalada a 1º Comarca de Taquara. O município surgiu com a Lei Provincial 1.568, de 17 de abril de 1886. A emancipação de Taquara sucedeu em 17 de abril de 1886, com o nome de Taquara do Mundo Novo. Mais tarde, através do Decreto Estadual 1.404, de 10 de dezembro de 1908, a vila de Taquara recebeu o título de cidade.

A história de Taquara se encontra também nos prédios antigos, como a sede da Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana[6] e o Clube Comercial, que são exemplos da beleza arquitetônica encontrada em muitos prédios situados na área central da cidade. Destaca-se, ainda, o Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel, de construção neoclássica, que data do início do século XX, além dos templos das Igrejas Católica e Protestante que estão situados frente a frente na rua principal da cidade.

No interior, ainda existem exemplos de edificações na técnica do enxaimel, trazida pelos imigrantes alemães, principalmente nas localidades de Tucanos, Rio da Ilha e Padilha.

Geografia

[editar | editar código]

Localiza-se a 29º39'02" de latitude sul e 50º46'50" de longitude oeste, a uma altitude de 57 metros. Sua população em 2007 era de 53 428 habitantes. Possui uma área de 457 km².

O município de Taquara está localizado na Encosta Inferior da Serra e dista 72 quilômetros de Porto Alegre; 40 km de Gramado; 48 Km de Canela; 40 km de São Francisco de Paula; 36 km de Novo Hamburgo e 89 km de Tramandaí, o que ocasiona um clima subtropical com inverno rigoroso. Também possui, como uma de suas principais características, a privilegiada localização geográfica: o município é ponto de ligação entre importantes regiões do Rio Grande do Sul, como a Serra Gaúcha, Litoral, Região Metropolitana e Vale do Sinos.

Infraestrutura

[editar | editar código]
Câmara Municipal de Taquara, sede do legislativo.

Educação

[editar | editar código]

Taquara conta com uma rede de 44 escolas públicas municipais, 12 escolas públicas estaduais e 9 escolas particulares.[7] O ensino superior é atendido pelas Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), que até 2017, contava com 19 cursos de graduação.[8] Também tem a Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato - CIMOL - Centro de Referência Profissional (antigo Colégio Industrial Monteiro Lobato),[9]

O município possui, entre postos de saúde e clínicas, 34 estabelecimentos de saúde. A prefeitura municipal mantém 14 postos de saúde localizados em diversos bairros e distritos.[10][11]

Taquara já possuiu três hospitais sendo eles o Hospital Sagrada Família, o Hospital Faiock e o Hospital de Caridade. Devido a problemas técnicos e financeiros estes hospitais foram sendo gradativamente fechados, sendo que o último foi o Hospital de Caridade, interditado pelo Conselho Regional de Medicina em 24 de junho de 2008.[12]

Segurança

[editar | editar código]

A cidade possui uma delegacia de polícia, com um contingente de onze investigadores e um delegado,[13] e um quartel do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas da Brigada Militar,[14] com um contingente de 51 soldados.[15]

Ver também

[editar | editar código]

Referências

  1. «Cidades e Estados». IBGE. 2021. Consultado em 12 de maio de 2023 
  2. «ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO RESIDENTE NO BRASIL E UNIDADES DA FEDERAÇÃO COM DATA DE REFERÊNCIA EM 1º DE JULHO DE 2021» (PDF). IBGE. 2021. Consultado em 12 de maio de 2023 
  3. «Ranking». IBGE. 2010. Consultado em 12 de maio de 2023 
  4. «Produto Interno Bruto dos Municípios - 2010 a 2020». IBGE. 2020. Consultado em 12 de maio de 2023 
  5. BUENO, E. Brasil: uma história. Segunda edição revista. São Paulo. Ática. 2003. p. 18-19.
  6. Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana. Disponível em http://www.cics-vp.com.br/2010/. Acesso em 20 de janeiro de 2013.
  7. Taquara.rs.gov.br. «Dados sobre o ensino em Taquara». Consultado em 25 de junho de 2008. Arquivado do original em 7 de julho de 2007 
  8. www2.faccat.br. «Histórico | FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara/RS». Consultado em 30 de maio de 2025 
  9. «Portal». Taquara.rs.gov.br. Consultado em 30 de maio de 2025 
  10. Taquara.rs.gov.br. «Dados sobre a saúde pública em Taquara». Consultado em 25 de junho de 2008. Arquivado do original em 2 de julho de 2008 
  11. IBGE. «Dados sobre a saúde em Taquara». Consultado em 6 de maio de 2008 
  12. Zero Hora. «Reportagem: Hospital de Taquara é interditado». Consultado em 25 de junho de 2008 
  13. Paranhana.org.br. «Número de policiais civis em Taquara». Consultado em 8 de julho de 2008 
  14. Brigada Militar. «1º BPAT». Consultado em 6 de julho de 2008. Arquivado do original em 14 de setembro de 2010 
  15. Paranhana.org.br. «Número de policiais militares em Taquara». Consultado em 6 de julho de 2008 
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Rio Grande do Sul é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.