Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Expedição Southern Cross

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Local onde a Expedição Southern Cross atracou em cabo Adare, Antárctida, no meio de um grupo de pinguins (fotografia de 2001).
Local onde a Expedição Southern Cross atracou em cabo Adare, Antárctida, no meio de um grupo de pinguins (fotografia de 2001).

A Expedição Southern Cross, oficialmente conhecida por Expedição Britânica à Antárctida 1898–1900, foi a primeira expedição britânica da Idade Heróica da Exploração da Antártica, e a precursora das mais famosas expedições por Robert Falcon Scott e Ernest Shackleton. O idealizador desta aventura foi o explorador, e professor, anglo-norueguês Carsten Borchgrevink. Foi a primeira expedição durante o Inverno à Antárctida; a primeira a visitar a Plataforma de gelo Ross desde James Clark Ross, em 1839–43; e a primeira a desembarcar na sua superfície. Foi, também, a primeira a utilizar cães e trenós para transporte de pessoas e carga.

A expedição foi financiada pelo editor de revistas britânico George Newnes. O pessoal da expedição foi transportado para sul pelo navio Southern Cross em Agosto de 1898. O grupo de Borchgrevink passou o Inverno de 1899 no cabo Adare, a ponta noroeste do mar de Ross. Aqui, efectuaram um vasto conjunto de observações científicas, embora as possibilidades de explorar o interior fossem diminutas dado o terreno montanhoso e a existência de glaciares. Em Janeiro de 1900, o grupo saiu de cabo Adare no Southern Cross para explorar o mar de Ross, seguindo a rota de Ross 60 anos antes. Alcançaram a Grande Barreira de Gelo, onde uma equipa de três homens efectuou a primeira viagem de trenó na superfície da Barreira, durante a qual estabeleceram um novo recorde de latitude sul a 78°50′S.

No seu regresso a Inglaterra, a expedição teve uma recepção pouco calorosa por parte da sociedade de geografia de Londres que se encontrava ressentida pois já tinham preparado a sua própria expedição. Também duvidavam das qualidades de liderança de Borchgrevink, e criticavam as poucas informações científicas que a expedição recolheu. (leia mais...)