Wikipédia:Aviso médico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Wikipédia:Aviso Médico)
Ir para: navegação, pesquisa
Green check.svg Esta página documenta uma política da Wikipédia lusófona, uma norma amplamente aceita que todos os editores devem normalmente seguir. Quaisquer alterações devem ser consensuais. Ela foi definida como princípio e base do projeto.

A WIKIPÉDIA NÃO DÁ CONSELHOS MÉDICOS POR FAVOR, LEIA ATENTAMENTE O TEXTO CONTIDO NESTA PÁGINA

Políticas e Recomendações da Wikipédia
Princípios
Cinco pilares

O que a Wikipédia não é

A Wikipédia não possui regras fixas
Políticas de conteúdo
Ponto de vista neutro

Verificabilidade

Nada de pesquisa inédita

Biografias de pessoas vivas

Títulos de artigos
Trabalhando com os outros
Política de edição

Consenso

Civilidade

Não faça ataques pessoais

Assédio moral

Não proferir ameaças legais

Resolução de disputas
Diretórios
Livro de estilo

Lista completa de políticas

Lista completa de recomendações

A Wikipédia contém artigos sobre diversos assuntos médicos e relacionados a saúde. No entanto:

  • não há absolutamente qualquer garantia sobre a precisão dos artigos;
  • nada garante que qualquer afirmação contida em um artigo médico da Wikipédia seja verdadeira, correta ou precisa;
  • mesmo que alguma afirmação sobre medicina seja precisa, ela pode não se aplicar ao seu caso ou a alguém que você intente ajudar;
  • algumas informações podem faltar ao artigo, já que a Wikipédia, apesar da rapidez das atualizações, está em constante desenvolvimento, e algumas áreas específicas dispõem de poucos editores especializados;
  • algumas informações podem ter sido alvo de vandalismo ainda presente no instante da consulta, pois a maioria dos artigos possui edição aberta e anônima.

As páginas de discussão dos artigos não devem ser utilizadas para perguntas sobre saúde, já que a Wikipédia não é um fórum.

Toda informação médico-sanitária encontrada na Wikipédia é, na melhor hipótese, genérica e não deve substituir a consulta ao profissional devidamente qualificado. A Wikipédia não é médico nem profissional de saúde.

Nenhum dos colaboradores, operadores do sistema, desenvolvedores ou patrocinadores da Wikipédia, ou quem quer que seja de algum modo ligado à Wikipédia — nenhum deles pode ser responsabilizado pelos resultados ou consequências de qualquer tentativa, seja por quem for, de usar ou adotar qualquer informação contida neste sítio, para qualquer fim.

Nada na Wikipédia ou noutro projeto da Wikimedia Foundation deve ser entendido como tentativa de dar conselhos médicos ou sobre saúde, praticar medicina, substituir exames, diagnósticos ou tratamentos.

Naturalmente, você é encorajado a contribuir, editando, criando e corrigindo artigos sobre medicina e saúde. Utilizamos as licenças GNU Free Documentation License e a Creative Commons Attribution/Share-Alike License 3.0, e as edições ficam guardadas no histórico do artigo. As fontes nestes casos devem ser sempre citadas, garantindo apenas a validade das informações como citado em: verificabilidade, cite as fontes e notas de rodapé.