Wikipédia:Critérios de notoriedade/Religião/Arquivo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta página ajudará a determinar os critérios de notoriedade de artigos sobre religião.

Doutrinas Religiosas[editar código-fonte]

Variações
  • Uma doutrina religiosa pode ter várias variações, para cada uma delas ser considerada relevante, ela deve ter uma das seguintes condições:
  1. Número significativo de fiéis;
  2. Notoriedade cultural de uma região;
  3. Notoriedade Histórica;

Associações Religiosas[editar código-fonte]

  • Poderão ter artigos as associações religiosas com pelo menos dez filiais.

Templos Religiosos[editar código-fonte]

  • Os Templos religiosos que tenham de alguma forma marcado a história, como por exemplo em sua arquitetura poderão ter artigos.

Eventos Recentes[editar código-fonte]

  • Que tiveram destaque nos principais órgãos de comunicação social, quer a nível nacional, nível de um determinado estado / numa região geográfica ampla, ou a nível internacional.
  • São válidos os eventos públicos cíclicos patrocinados por uma religião, amplamente divulgados pela média nacional, estadual ou regional, que tenham impacto religioso e social na comunidade religiosa.

Eventos Históricos[editar código-fonte]

  • São válidos se fundamentados em factos verificáveis, e existindo pontos controversos ou entendimentos divergentes, estes devem ser mencionados.
  • Apenas a apresentação oficial da história religião não dá garantia de imparcialidade, nem da apresentação de todos os factos e do contexto real que os mesmos aconteceram.
  • Seguindo o critério das Associações religiosas, somente serão notórias as pessoas ligadas às Associações relevantes.
  • Pastores, padres, bispos, rabinos, etc., que não pertencerem às Associações relevantes não serão aceitos, a não ser que tenham importância em outras áreas (ciências, literatura).
  • São válidos os religiosos / adeptos que se distinguem pelos seus méritos, realizações ou pela posição de responsabilidade desempenhada na organização religiosa e sua influência ampla na comunidade religiosa.
  • São ainda válidos ex-membros e críticos da religião, desde que fique evidente sua real motivação, e sua argumentação seja fundamentada em factos verificáveis.

Livros e publicações[editar código-fonte]

  • Literatura religiosa, suporte multimédia, inclusive cartas oficiais timbradas e manuais, que possuam ou possuíram importância para a comunidade religiosa, inclusive sobre a sua organização e funcionamento, ou ainda, que é por ela utilizada como obra de referência.

Instituições de ensino[editar código-fonte]

  • Frequência em escolas de treinamento contínuo de ministros de culto nos diferentes níveis de hierarquia religiosa, patrocinados pela religião, quer a nível nacional ou nível internacional.

Folclore, mitologia e religião[editar código-fonte]

Inicialmente, todos os personagens e caracteres folclóricos, mitológicos e de narrativas religiosas merecem verbetes. No entanto, é desejável que os mesmos parâmetros para personagens de ficção sejam levados em conta também neste caso.

O mesmo para obras religiosas, divisões de obras e obras de pequeno tamanho.

Folclores, mitologias e religiões inventados ou drasticamente alterados em alguma obra ficcional estão sujeitos aos mesmos critérios anteriores (de notoriedade do autor/adaptador e de quantia de informações e redação/ordenação das mesmas).