Wikipédia:Encontros/WikiSampa/WikiSampa 18

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
WikiSampa.png
Proposta de encontro em São Paulo em 27 de Julho de 2013

Contexto[editar código-fonte]

Aproveitando a vinda da equipe da Wikimedia Foundation no Brasil à cidade de São Paulo, sugerimos um encontro na manhã deste sábado, dia 27 de Julho, no Conjunto Nacional, às 10:30. Célio, Henrique, Jonas, Oona e Rodrigo estiveram (e estão neste exato momento) reunidos para encaminhar a agenda e as parcerias da fundação e do Programa Catalisador do Brasil. Será uma ótima oportunidade para conversar acerca dos rumos e resultados do programa. O encontro acabou por ser marcado às vésperas por conta da agenda oscilante ao longo do semana, incluindo uma oscilação na agenda do Jonas, que infelizmente não poderá participar do encontro. CFilho (WMF) (discussão) 23h43min de 25 de julho de 2013 (UTC)

Objetivos[editar código-fonte]

  • Pauta aberta a interesse da comunidade. Coloque abaixo tópicos a serem discutidos:
    • Quando a Wikimedia vai ter um blog para divulgar as atividades da comunidade brasileira e, por que não, lusófona?
    • Existe algum cronograma para a parceria, finalmente, ocorrer?
    • A estagnação do número de voluntários ativos na comunidade Wikimedia no Brasil

Onde e quando[editar código-fonte]

  • Conjunto Nacional - dúvidas sobre como chegar? clique aqui
    • No café da Livraria Cultura, dentro do Conjunto
  • Dia 27 de Julho de 2013
  • 10:30 da manhã

Quem vai[editar código-fonte]

  1. CFilho (WMF) (discussão) 23h43min de 25 de julho de 2013 (UTC)
  2. HAndrade (WMF) (discussão) 00h01min de 26 de julho de 2013 (UTC)
  3. Rodrigo Padula (WMF) (discussão) 14h05min de 26 de julho de 2013 (UTC)
    Vitor MazucoMsg 15h05min de 26 de julho de 2013 (UTC)
  4. Oona (WMF) (discussão) 15h19min de 26 de julho de 2013 (UTC)
  5. Victão Lopes Diga! 17h10min de 26 de julho de 2013 (UTC)
  6. Moretti (discussão) 12h38min de 27 de julho de 2013 (UTC)

Quem foi[editar código-fonte]

  1. Moretti D​ C​ E​ F
  2. Victão Lopes Diga! 23h35min de 27 de julho de 2013 (UTC)
  3. Oona (discussão)
  4. Helder
  5. Francieli
  6. CFilho (WMF)
  7. HAndrade (WMF)
  8. Rodrigo Padula (WMF)

Relatório[editar código-fonte]

A reunião teve início ainda com cinco participantes, com o Célio Filho dando uma breve explanação sobre a comunidade de voluntários brasileiros. Logo em seguida, Henrique Andrade, Rodrigo Padula e Oona Castro chegaram, dando prosseguimento nas explicações acerca da função dos contratados para atuar no Brasil, a situação do capítulos ao redor do mundo e algumas atividades desenvolvidas por voluntários.

Falou-se da comunidade indiana e da comunidade do Oriente Médio, que, juntamente à brasileira, estiveram na mira da Wikimedia Foundation por serem locais, segundo eles, com bom potencial. O grupo indiano teve problemas com as questões linguísticas, pois há muitos idiomas na Índia, e o inglês, ainda que falado por boa parte de sua população, não foi um fator de unificação forte o suficiente. No Oriente Médio, a criação de um grupo foi prejudicada pelos eventos da Primavera Árabe. No Brasil, não são constatadas dificuldades semelhantes. Contudo, há uma certa dúvida quanto ao fato do capítulo local estar representando a comunidade brasileira ou a lusófona. O Henrique levantou um dado curioso: enquanto que cerca de 3000 moçambicanos "curtem" a página da Wikipédia em português no Facebook, há apenas 11 usuários ativos daquele país (que é lusófono) no projeto.

A Oona lembrou que a Wikimedia Foundation anunciou a jornalista e mestre em políticas sociais brasileira Ana Toni como integrante do Board da fundação. Conquanto ela não tenha um papel de "representante" brasileira, sua visão da realidade brasileira pode ser uma força sensibilizadora valiosa no processo de entendimento e reconhecimento das atividades e ações de usuários no Brasil.

Falou-se do programa catalisador do Brasil, cujo objetivo é atrair mais voluntários. É um programa de três anos de duração (restam dois para o término), com possibilidade de extensão, caso necessário. Falou-se também dos entraves para reconhecer o capítulo brasileiro.

Propostas[editar código-fonte]

  1. Promover um hackathon brasileiro;
  2. Criar um cronograma regular de WikiSampas (algo do tipo: "ocorrerá um WikiSampa todo último domingo do mês, geralmente nos mesmos locais e horários"). Outros estados, evidentemente, podem criar cronogramas semelhantes.
  3. Realizar o WikiBrasil 2013.
    1. Proposta minha (Victor Lopes). No ano passado, foi realizado o WikiBrasil 2012, que foi importantíssimo por ter sido o evento no qual a Associação Pietro Roveri foi fundada. Além disso, discutimos questões dos projetos da Wikimedia e atividades a serem realizadas ao longo deste ano que passou (Wikipédia nas Escolas, por exemplo). Já havia a ideia de se realizar um outro WikiBrasil logo em março deste ano, mas não deu certo. Não vi ninguém comentar sobre um próximo evento, mas penso que, um ano depois do encontro de outubro passado, já temos material para discussão o suficiente para justificar mais um encontro de nível nacional. Podemos discutir tudo que foi feito ao longo deste ano (Campus Party, programa catalisador, Wikipédia nas Escolas, Correio da Wikipédia, Wikimania, etc.) e o que pensamos em fazer ano que vem. Enfim, isso será melhor discutido na lista de e-mails da Wikimedia-br.