Wikipédia:Esplanada/geral/A Biblioteca Wikipédia (20mai2017)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Pessoal, gostaria de abrir discussão sobre uma iniciativa interessante mais bem difundida na Wikipédia em inglês, que pode ser aproveitada também por nós usuários da Wikipédia em português.

A Biblioteca Wikipédia é uma iniciativa que se propõe a facilitar o acesso a fontes de modo que editores da Wikipédia possam usá-las e ampliar o conteúdo dos artigos. Seja por organizar espaços de discussão sobre fontes ou garantir o acesso a fontes pagas, a ideia é unir esforços com interesse de facilitar o acesso a boas referências que possam ser usadas na Wikipédia.

Algumas atividades da iniciativa são:

  • Listar fontes de acesso livre consideradas confiáveis
  • Permitir acesso gratuito a editores a fontes pagas
  • Construir uma rede de discussão sobre possíveis fontes a serem usadas ou indicadas na Wikipédia
  • Construir uma cultura de conhecimento de boas fontes através dos pontos acima ou de outras iniciativas decididas por esta comunidade.

Os passos iniciais seriam sugeridos seriam:

  1. Definir espaços de discussão sobre fontes de qualidade (discussão, indicação de fontes)
  2. Listar locais onde podemos encontrar fontes em cada área do conhecimento
  3. Encontrar voluntários dispostos a receberem acesso a fontes pagas ou não e agrupá-los por área de conhecimento (ex: Medicina, Geografia, Matemática...)
  4. Discutir ideias que se adequem melhor aos nossos interesses caso o que é feito em outros projetos não seja considera ideal pra nossa realidade.

Gostaria de ouvir e discutir sobre as dúvidas que surgirem e como podemos implementar algo que pode ajudar bastante a melhorar a qualidade dos nossos artigos. Abraços.—Teles«fale comigo» 17h20min de 20 de maio de 2017 (UTC)

Teles se não me engano, esse é o projeto do Ocaasi, não é?-- Leon Saudanha 00h32min de 21 de maio de 2017 (UTC)
@Leon saudanha: Exato.—Teles«fale comigo» 19h40min de 22 de julho de 2017 (UTC)

Symbol support vote.svg Apoio Esta é uma bela iniciativa e colabora com a localização de fontes fiáveis para incluir em artigos. Ricardo Ferreira de Oliveira Diga 00h40min de 21 de maio de 2017 (UTC)

Symbol support vote.svg Apoio já tinha lido sobre mas na época era um experimento ainda algo assim, espero que seja possível fazer aqui. Justamente ia publicar aqui sobre o recente aumento do uso de paywalls pelos sites de notícias brasileiros como Estadão, Folha etc, está sofrido ver que os editores ainda estão usando esses sites como fontes e que as fontes inseridas antes não têm mais acesso livre/acesso só para algum número de páginas. Agora mesmo vi meia dúzia de artigos que citava Estadão porém 0 citações da EBC por exemplo, preocupante isso, ainda não sabemos citar fontes nos artigos... ― Diana m 15h40min de 21 de maio de 2017 (UTC)

@Dianakc: Oi, Diana. Em relação a seu comentário, apenas ressalto que a EBC já não cumpre o papel que antes cumpriu. Veja matéria na Carta Capital (tem na Folha também, mas entendi que não é para citá-la :) ). Espero que esteja bem! --Joalpe (discussão) 19h45min de 26 de maio de 2017 (UTC)
poxa @Joalpe:! Tinha lido algo sobre isso antes mas não soube que tinham decidido, triste mesmo isso.― Diana m 01h38min de 27 de maio de 2017 (UTC)

Symbol support vote.svg Apoio. Excelente iniciativa. Pode ser agregador ao Projeto Wikipédia na Universidade. Tenho interesse em participar. RadiX 16h38min de 21 de maio de 2017 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo totalmente com este tipo de iniciativa, e tenho todo o interesse em participar e ajudar com o que puder. Luís Angelo "Tuga1143 18h16min de 8 de junho de 2017 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo plenamente com tal ideia. Agrupar fontes para ampliar o conteúdo dos artigos, ao meu ver, é o melhor. Teles acho que a proposta (que já tem mais de dois meses) já pode ser feita na WP:Esplanada/propostas. Jasão (msg) 12h52min de 25 de julho de 2017 (UTC)

Symbol support vote.svg Apoio totalmente. Excelente iniciativa.-- Leon Saudanha 00h05min de 27 de julho de 2017 (UTC)