Wikipédia:Esplanada/propostas/Impedimento circunstancial da criação de páginas de usuário e atualização da política de bloqueio (7set2020)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Impedimento circunstancial da criação de páginas de usuário e atualização da política de bloqueio (7set2020)

Olá, wikipedianos(as)!

Através da corrente proposta, apresento-lhes uma sugestão, fundamentada na recorrência no que tange à elaboração de páginas de usuário de fins exclusivamente promocionais. Primeiramente, permitam-me contextualizar meu adendo: recentemente, a comunidade desferiu uma votação para a discussão da necessidade de registo para editar a Wikipédia lusófona, o que, a meu ver, respalda as críticas que tenho ao atual sistema em uso.

Pois bem, antes de prosseguir em minha argumentação, considero congruente a checagem das páginas novas registradas no domínio "usuário". Independentemente do momento em que se verificam as edições, se constata uma pertinaz tendência de publicidade, quer de caráter pessoal ou institucional.

Ainda que improvável seja de tal conduta ser adotada por IPs, não raro vemos estes editando páginas de usuário alheias, ou mesmo as suas, com os mais ambíguos motivos. Sei que já existem restrições acerca da repetição e insistência no ato, mas creio que uma intensificação seria o melhor a se fazer para repelir essa ação.

Logo, julgo convenientes as seguintes adições à política de bloqueio, grifadas e frisadas em negrito:

Tópico 3, item 3.12, atualmente, condensado às sugestões propostas:

  • Utilizar a Wikipédia para o que ela não é, com ênfase para:
    • Uso abusivamente inadequado da página (e subpáginas) de usuário.
    • Abuso crasso da Esplanada ou dos locais de discussões para assuntos extra-Wikipédia.
    • Inserir (em qualquer domínio) texto criminoso, propaganda ou promoções explícitas de produtos, empresas, instituições, ONGs etc.
    • Provocações e perseguição a usuários em páginas de projeto que envolvam solicitações a seu respeito, onde sua conduta esteja sob análise, ou busca de confronto em espaços públicos e locais inapropriados, como as Esplanadas.
  • Bloqueios

A) Da violação em todos os domínios: mínimo: 1 dia, máximo: 15 dias total ou 3 meses de filtro (sem consulta), 3 meses total ou 1 ano de filtro (após haver consenso numa consulta prévia realizada em Discussão de bloqueio ou no café dos administradores, e incluída na página de mudanças recentes).

B) Da violação nos domínios Usuário e Usuário Discussão, em páginas do utilizador ( Comentário: os mais acometidos por publicidade em geral), nas observações 1 e 3 do item 3.12: 1. Para cada eliminação de página de usuário proposta, 12 horas ( Comentário: a fim de canalizar a suspeição a um tempo hábil de resposta); 1.1. Para cada eliminação de subpágina proposta, 1 dia; 2. Para cada eliminação de página de usuário bem-sucedida, 1 semana; 2.1. Para cada eliminação de subpágina bem-sucedida, 2 semanas.

As vigências 1 e 1.1 do tópico B não são cumulativas, de modo que, mesmo que haja múltiplas requisições de eliminação focadas sobre a postura de um único usuário, a medida seguirá a inicial, prescrevendo o impedimento de, respectivamente, 12 horas e 1 dia, a menos que as violações tenham ocorrido tanto em páginas de usuário quanto subpáginas, podendo, sob esta circunstância, os prazos ser somados. As vigências 2 e 2.1 são cumulativas, enaltecendo que, a cada eliminação efetuada, tanto numa página de usuário quanto subpágina, os prazos deverão ser somados. Os estatutos autorizados ao cumprimento do bloqueio atinam a eliminadores e administradores.

C) Da violação nos domínios Usuário e Usuário Discussão, em páginas alheias, sem relação com o usuário autor das edições: 1. Para cada edição de página (sem o propósito de discussão, apenas sob pretensões de má-fé, sejam elas propaganda, ofensa, calúnia, etc.), 1 mês; 1.2. Para cada criação de página (sem o propósito de discussão, apenas sob pretensões de má-fé, sejam elas propaganda, ofensa, calúnia, etc.), 2 meses.

As vigências 1 e 1.2 do tópico C logram de prazos cumulativos, tais como os reproduzidos no penúltimo parágrafo. Os estatutos autorizados ao cumprimento do bloqueio atinam a eliminadores e administradores.

  • Bloqueio alternativo: em primeira instância, poderá ser substituído por um filtro nos domínios ou artigos específicos onde o problema ocorrer.

Acima, expus minhas ponderações tratantes da má-utilização dos privilégios de edição em páginas dos domínios Usuário e Usuário Discussão. Como lhes assinalei, é frequente a expressão de publicidade, por vezes como primeira manifestação de edição dentro da Wikipédia, por parte de uma nova conta. Com isso, elenco outra alteração que, por mais que não me seja certo o local de aditamento, ainda estimo, no caso de a primeira ideia ser refutada: o impedimento da edição em em páginas concernentes aos domínios Usuário e Usuário Discussão antes do completamento de 30 edições em outros domínios, não contabilizando versões revertidas, desfeitas, suprimidas, omitidas ou eliminadas, além da decorrência de 30 dias após a data de criação da conta.

Espero que tenha declarado minhas pontuações de maneira exata. Estou livre a perguntas, caso o discurso não tenha ficado acessível.

Obrigado! Creditor Editor take a bowl here 17h15min de 7 de setembro de 2020 (UTC).[responder]

Comentário Esta proposta falha no epicentro do problema: as páginas de usuários tem como objetivo apresentar a pessoa como contribuidor da Wikipédia para os demais. Porém, a política desta está mal redigita, com interpretações dúbias. Além do mais, a maioria das páginas de usuários criadas são de contas recém registradas sem nenhum conhecimento sobre o projeto. Neste contexto, aplicar bloqueios para cada eliminação de PU não surtirá efeito prático e pode até mesmo afetar a integração de novatos. Sobre isso, considero os seguintes cenários:

  1. Na maioria dos casos, as pessoas não tem conhecimento sobre o funcionamento do projeto e somente procuram divulgar (as vezes intencionalmente) a própria imagem, o próprio trabalho ou quaisquer outros assuntos que possuem conflito de interesse.
  2. Em alguns casos, as pessoas não tem conhecimento da política específica (PU) e acaba criando páginas em branco, com conteúdo inadequado ou com mensagens.

Portanto, aplicar bloqueios nos dois casos não tende modificar os resultados. No primeiro caso apontado, as pessoas continuarão desrespeitando a política, recriando a PU inúmeras vezes até que algum administrador interfira: protegendo a página ou bloqueando a conta por WP:CPU. Já no segundo, abre possibilidade de aplicar sanções desnecessárias.

Agrada-me criar restrições na criação destas páginas, bem como uma reescrita na política para eliminar interpretações. Caso a comunidade deseja, o domínio Usuário pode cair ao ridículo, pois é extremamente usado para publicar: currículos, perfis sociais, disparates e gracejos, spams de empresas... pela minha experiência, até mesmo anúncios e declarações de amor a Justin Bieber. Edmond Dantès d'un message? 04h59min de 10 de setembro de 2020 (UTC)[responder]

Comentário: concordo com o Conde Edmond Dantès. Não existem ou não seria possível utilizar filtros que restringam certas palavras/expressões e que desse modo não autorizem a edição? Att. Dioluisf (discussão) 08h33min de 10 de setembro de 2020 (UTC)[responder]

@Dioluisf: este filtro já existe; contudo, a quantidade de termos são restritos. A quantidade de falsos positivos pode impactar em edições construtivas. Para ser sincero, o cenário não vai mudar: as páginas de usuários são criadas por novatos sem conhecimento do projeto e do propósito daquele domínio. Para reduzir o problema, a comunidade provavelmente deveria tomar uma ação mais rigorosa e restringir a criação destas páginas. Não vai adiantar mudar a política, o que seria importante para ter um texto mais claro. Edmond Dantès d'un message? 10h56min de 10 de setembro de 2020 (UTC)[responder]

Comentário Primeiramente, IPs não conseguem editar a PU alheia dos usuários porque há um filtro que impede estas edições. Levando em consideração que IPs não editam mais nos domínios principal, Wikipédia e Usuário, não faria sentido algum esta proposta. Caso esta mudança na política de bloqueio possa determinar critérios em caso de eliminação da PU por parte de usuários registrados editando PU alheia ou o mau uso da própria PU, como disse que o Conde Dantès, muitos novatos não entendem as políticas do projeto e, portanto, a primeira criação da PU não será realizada de maneira correta. Lembre-se que na própria política de bloqueio fica bem claro que os bloqueios não são punitivos, e em situações como essa, jamais deveria ser. Há que presumir a boa fé nestes casos. WikiFer msg 01h03min de 11 de setembro de 2020 (UTC)[responder]