Wikipédia:Esplanada/propostas/Navboxes gigantes (23out2012)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Temos alguma recomendação sobre excesso de navbox em artigos? {{Goiânia}}, {{Cidade do Rio de Janeiro}}, {{Cidade de São Paulo}}, entre outras, são 10 navboxes em uma.

Entendo q a WP não é um repositório de ligações internas, e q as listas no Ver também não devem ser muito extensas e incluir só o que tem ligação direta com o artigo. As navboxes foram criadas para facilitar (padronizar) as listas de ver também. Então deviam seguir a mesma lógica de só ter links importantes pro artigo.

Do jeito que a coisa está, com a {{Cidade do Rio de Janeiro}} sendo usada em todos aqueles artigos, na página de uma faculdade do rio há link para ruas, praias, templos, museus, esportes, etc, nada disso tem a mínima relação com a faculdade exceto o fato de estar na mesma cidade. Se algo tiver uma relação mais próxima com a faculdade q liste manualmente isso na seção ver também.

Proponho q essas navboxes sejam desmembradas em navboxes mais específicas e só essas específicas sejam usadas nos artigos. E essas navboxes da cidade só tenham os links para os artigos principais da cidade: história, geografia, ..., pode até ter lista de shoppings / praias / ruas / bairros.

Rjclaudio msg 23h49min de 23 de outubro de 2012 (UTC)

Faz sentido. Além do mais, o tamanho do texto está muito menor do que deveria para que fosse legível (quem consegue ler um texto cuja fonte tem tamanho de 8px!?). Diminuam o excesso de informação, não o tamanho do texto que a apresenta! Helder 00h16min de 24 de outubro de 2012 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo Aberrações dessas abundam por aqui. Há ou havia até gente que quase não fazia outra coisa. E, confesso, como "em Roma sê romano", eu próprio sou culpado duma: {{Istambul}}, mesmo se em comparação com exemplos como o mencionado acima, aquela até é pequena.
Não quero discutir o assunto aqui, mas aproveito para sondar superficialmente: e faz sentido navboxes em que grande parte dos links são vermelhos? --Stegop (discussão) 00h53min de 24 de outubro de 2012 (UTC)
Depende. Se o conteúdo é nitidamente e inquestionavelmente enciclopédico, que nunca seria questionável por alguém com bom senso e que façam parte de uma lista externa com muita credibilidade, não vejo porque não. Estou-me a lembrar das navboxes de doenças, por exemplo, que têm por base as tabelas internacionais de classificação. Polyethylen (discussão) 01h05min de 24 de outubro de 2012 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo Madalena (discussão) 00h57min de 24 de outubro de 2012 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo, mas vejo problemas no futuro. Teoricamente, não haveria um racional para impedir que uma predefinição {{Papas}} listasse 238 artigos diferentes em 238 páginas. Este caso real da enwiki demora uns 4 segundos pra carregar, em alguns casos num artiguinho mínimo. Enfim, acho que falta é uma boa solução técnica, a nível de software, pra resolver esse problema. José Luiz disc 20h11min de 25 de outubro de 2012 (UTC)
O interessante é que essa en:Template:Patriarchs of Constantinople tem mais itens que a Predefinição:Cidade do Rio de Janeiro, ocupa menos espaço completamente expandida do que a nossa expandida apenas uma vez (!), usa um tamanho de fonte que é legível, e não tem aquele monte de "[Expandir]". Helder 21h41min de 25 de outubro de 2012 (UTC)

Depois de duas semanas, consenso então. Devemos evitar navboxes gigantes. Isso seria tanto grande verticalmente após totalmente aberta, quanto grande de escopo (juntar tudo sobre um tema em uma mesma navbox ao invés de fazer o link para os artigos principais de cada subtema). É isso? Se for melhor colocar esse 'critério' (recomendação, indicação, sinais) em WP:Navbox (com ref para cá) para ficar pelo menos em algum canto (se tiverem algum lugar melhor) Rjclaudio msg 12h48min de 8 de novembro de 2012 (UTC)

Desmembrei da {{Cidade do Rio de Janeiro}} as predefs {{Praias da cidade do Rio de Janeiro}} e {{Transporte da cidade do Rio de Janeiro}}, e posteriormente devo fazer o resto do trabalho.

Coloquei o seguinte trecho em WP:Navbox: "Os artigos linkados na navbox devem ter uma certa proximidade de temas de modo que quem consulte uma das páginas possa ter interesse em consultar as outras. Deve ser evitado navboxes que juntem muitos temas diferentes apenas por estar em uma mesma região (principalmente quando a navbox resultante fica muito grande) pois, por exemplo, quem está no artigo de uma faculdade da cidade provavelmente não terá interesse em ler o artigo de uma das praias, q por sua vez terá pouco interesse em um dos templos da região. A menos que a navbox tenha um tema que permita essa mistura de temas (como, pontos turísticos), isso deve ser evitado." Não sei se ficou muito grande, e se refletiu bem esse consenso, mas aceita-se mudanças. Rjclaudio msg 15h00min de 21 de fevereiro de 2013 (UTC)

Está bom, apesar de quê o ideal era isto ser evidente e nem precisar ser incluído...--Mister Sanderson (discussão) 15h12min de 21 de fevereiro de 2013 (UTC)

Aos interessados neste tópico:Wikipédia:Páginas para eliminar/Predefinição:Navbox long. Cainamarques 20h47min de 8 de março de 2013 (UTC)

E também Wikipédia:Páginas para eliminar/Predefinição:Lecionários do Novo Testamento. Cainã Marques 00h58min de 8 de julho de 2013 (UTC)