Wikipédia:Fusão/Central de fusões/Publicações periódicas; Periódico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

artigos que tratam do mesmo assunto.Hyju (discussão) 00h10min de 19 de maio de 2012 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo e o título periódico é muito mais simples e directo. Polyethylen (discussão) 01h30min de 19 de maio de 2012 (UTC)
Nenhum dos artigos tem fontes, ambos devem ser apagados. Albmont (discussão) 12h31min de 21 de maio de 2012 (UTC)
os termos existem, os artigos precisam ser fundidos e ampliado.Hyju (discussão) 13h22min de 21 de maio de 2012 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo, é a mesma coisa, nem precisava de trazer para aqui. E concordo com o Polyethylen sobre o título. EuTugamsg 13h29min de 21 de maio de 2012 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo, mas Symbol declined.svg Discordo de se manter periódico. De facto um periódico é um tipo de publicação periódica, existem publicações periódicas que não são periódicos, exemplo de livros lançadas com periodicidade ou folhetos. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 21h09min de 21 de maio de 2012 (UTC)
anuários são periódicos?Hyju (discussão) 21h18min de 21 de maio de 2012 (UTC)
Citação: Symbol declined.svg Discordo de se manter periódico. De facto um periódico é um tipo de publicação periódica, existem publicações periódicas que não são periódicos, exemplo de livros lançadas com periodicidade ou folhetos. Periódico é relativo a qualquer material impresso. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Polyethylen (discussão) 21h24min de 21 de maio de 2012 (UTC)
Errado, se lesse bem veria que um periódico é: um Impresso, folha ou gazeta que se publica em dias certos, exclui livros e outras publicações periódicas, daí o nome publicações periódicas, se não gosta reclame com o mundo da imprensa. A menos que ache que "impresso", signifique material impresso ???? será? Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 21h33min de 21 de maio de 2012 (UTC)
Exclui? Porquê? Onde é que está isso? Tem fontes para o que está a dizer ou está a inventar? Está aí um link para um dicionário online com uma definição mais do que clara. Se não gosta, reclame com os linguistas. Polyethylen (discussão) 21h38min de 21 de maio de 2012 (UTC)

Eu acho que fui bem claro, ou você não leu a descrição toda ou acha que impresso, significa tudo o que é material impresso o que demonstra o seu desconhecimento do assunto. No link que colocou está lá tudo preto no branco mas se não entendeu eu troco por miúdos. Segundo o dicionário Priberam um periódico (estamos a falar de material impresso e não daquilo que a palavra significa, ou seja a ultima parte da descrição do que significa periódico) é um impresso, folha ou gazeta que se publica em dias certos. Vamos trocar isto por miúdos tal como referi.

Em linguagem jornalística/gráfica impresso é: uma folha (normalmente um panfleto publicitário) ou um opúsculo (um pequeno livro de teor cultural) e não todo o material impresso, uma gazeta é: um jornal periódico, ou seja que se publica a dias certos. Nesta descrição não se incluem folhetos (uma obra impressa de carácter não periódico, com mais de quatro e menos de 48 páginas, sem contar com as da capa), nem livros (uma obra organizada em páginas, manuscrita, impressa ou digital).

Ora, tanto os livros como os folhetos, podem ser impressos de forma periódica (e aqui utiliza-se o termo etimologicamente), o que os torna uma publicação periódica, não sendo no entanto periódicos o que implica uma publicação efectuada de forma regular, exactamente com o mesmo período temporal, ou seja, diário, semanal ou mensal.

Por outras palavras, uma publicação periódica, só se chama de periódico se a mesma for regular. Se for algo publicado periodicamente mas de forma irregular, ou seja, por exemplo hoje, daqui a um mês, depois uma semana depois três, etc, não é considerado um periódico, o que é típico acontecer por exemplo com colecções de livros, não deixando no entanto de ser uma publicação periódica. Está esclarecido agora. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 22h46min de 21 de maio de 2012 (UTC)

Respondendo ao Hyju, de facto um anuário, apesar de ser uma publicação periódica não é um periódico, é um anuário ou seja uma publicação periódica de teor anual. Não me pergunte porquê porque de facto não sei, mas publicações periódicas de carácter regular mas cuja periodicidade seja igual ou superior a dois messes, não são chamados de periódicos, um periódico só tem publicação, diária, semanal ou mensal, tudo o que esteja para cima disso, deixa de ser considerado um periódico, e é isso que torna tudo confuso, pois por aqui está-se a querer misturar as coisas, ou seja uma expressão técnica com uma explicação etimológica. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 22h52min de 21 de maio de 2012 (UTC)
Esclarecendo: então para si a diferença estaria apenas na regularidade ou não da publicação? Revistas publicadas a intervalos regulares (mensal, semestral, anual) são periódicos, mas se publicadas sem data regular já são publicações periódicas? Polyethylen (discussão) 22h54min de 21 de maio de 2012 (UTC)
Sim e não, tal come esclareci ao Hyju, só se chama periódico se for diário, semanal ou mensal, tudo o resto que tenha uma periodicidade superior, ou cuja periodicidade seja intermitente (é o termo usado em tipografia), não se chama periódico. Gostaria de colocar referencias sobre o assunto, mas de facto não as tenho, este conhecimento é empírico, devido a ter sido editor e ter lidado com gráficas durante anos, e sinceramente nunca me importei em saber as razões de tal acontecer, mas se falar com quem quer que seja ligado a uma gráfica dizem-lhe o mesmo que referi. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 23h00min de 21 de maio de 2012 (UTC)
Desculpe, mas eu acho isso pouco ou nada credível. Então uma publicação se for mensal é um periódico, mas se for trimestral já não é, e passa a ser uma "publicação periódica"? A que propósito? O que é o período de um mês representa de especial para provocar essa suposta diferença? Polyethylen (discussão) 23h17min de 21 de maio de 2012 (UTC)

Tal como já referi, nunca me dei ao trabalho de investigar a fundo (e agora não tenho tempo para isso), mas pelo que me apercebi pelos meus contactos com a área de impressão, isso tem a ver com a história e evolução da área gráfica, penso que eventualmente, antigamente se chamava periódico apenas aos jornais diários e quando começaram a surgir outros tipos de publicações periódicas passaram a dar-lhe outros nomes, por exemplo temos periódicos que são de publicação semanal, mas também temos semanários que, por qualquer razão que me foge, não são considerados periódicos, mas sim, semanários, tal como o nome indica, e nunca ninguém lhe passou pela cabeça chamar um anuário de periódico, até porque á anuários que de facto não o são, e são estes entre outros exemplos que se encontram por este mundo gráfico afora que poderia citar aqui. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 23h39min de 21 de maio de 2012 (UTC)

Eu conheço revistas científicas de publicação bi ou trimestral e continuam a chamar-lhes periódicos... Polyethylen (discussão) 23h43min de 21 de maio de 2012 (UTC)
Eu também... Mas isso é uma área mais restrita, e se formos à letra da lei, não existem sequer periódicos, só existem publicações periódicas. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 00h12min de 22 de maio de 2012 (UTC)
Por favor... É a lei portuguesa da imprensa, portanto é a lei que define o que é e o que não é imprensa, pelo menos em Portugal, e pode ler o capítulo Definição e classificação, que como indica o nome define o que é e não é uma publicação e ela divide a imprensa em publicações periódicas e não periódicas, tão simples como isso, não separa em periódicos e não periódicos. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 00h26min de 22 de maio de 2012 (UTC)

Já agora, para ver se nos entendemos de uma vez por todas, segundo o dicionário, um periódico é apenas um impresso cuja definição é: uma folha (normalmente um panfleto publicitário) ou um opúsculo (um pequeno livro de teor cultural) e uma gazeta que é: um jornal periódico, ou seja que se publica a dias certos. Por exclusão de partes, todas as outras publicações periódicas, como são descritas na lei de imprensa, não são periódicos, logo é errado fundir "publicações periódicas" em "periódico", o correcto é fundir "periódico" em "publicações periódicas" e limitar a sua descrição ao que vem no dicionário, a menos que se encontrem outras fontes que digam que outros tipos de publicações periódicas, são periódicos. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 00h36min de 22 de maio de 2012 (UTC)

Eu por mim pode levar a bicicleta. Não me interessa por aí além o título em que fica. Ao fim e ao cabo, publicação periódica não está de maneira nenhuma errado. Tal como disse na sugestão original: "periódico parece-me um título mais directo". E é esse termo que as pessoas metem na caixa de procura lá no canto. Ninguém vem à wikipédia à espera de ver um artigo "publicação periódica" e é ponto assente que qualquer pessoa se refere a publicações bi, tri ou semestrais como periódicos. Não ficou também demonstrada qualquer fonte que explicasse as diferenças. Mas tal como disse... se acreditasse que o termo era inventado, como aí noutro tópico mais acima, ainda valia a pena pesquisar para argumentar... Sendo uma questão de mero preciosismo, então quase tudo o resto é certamente mais prioritário. Polyethylen (discussão) 01h00min de 22 de maio de 2012 (UTC)

Yes check.svg Feito. Movi Publicações periódicas para Publicação periódica e redirecionei Periódico para o segundo título. Se bem que o correto era mesmo apagar Periódico em ER (WP:NODIC) antes de fazer o redir. --Stego (discussão) 17h27min de 25 de setembro de 2012 (UTC)