Wikipédia:Projeto Mais Teoria da História na Wiki/Mais Diversidade 2024

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


.


Em 2017, em convite para a conferência sobre diversidade realizada naquele ano e promovida pela Wikimedia, John Andersson (Diretor Executivo – Wikimedia Suécia) reforçou a preocupação coletiva do Movimento em alcançar a diversidade nos projetos online ligados à Wikipédia, a enciclopédia gratuita disponível na Internet.[1] Esse evento de 2017 foi fundamental porque tornou evidente a importância da inclusão do maior número possível de indivíduos, comunidades e conhecimentos de origens variadas nas diferentes frentes de ação que alimentam a enciclopédia livre.[2]

Um dos aspectos mais interessantes, ligado aos desafios e objetivos lançados por ocasião do evento, ocorrido sete anos trás, é a constatação de que enfocar a diversidade a partir de diferentes aspectos, como as diversidades ligadas ao gênero, às diferenças físicas e mentais e às variações linguísticas, geográficas e étnicas nos faz perceber o quanto estamos, nas nossas singularidades, incluídos em um mundo de conhecimentos que só podem ser plurais se assim o forem desde o seu processo de produção e busca por fomentos para sua realização.

Apesar de ser um dos dez sites mais acessados no mundo,[3] a Wikipédia ainda trabalha para preencher lacunas no que diz respeito à diversidade. É ela que garante o impacto do conhecimento livre sistematizado neste esforço coletivo. Nesse sentido, considerar a ampla gama de aspectos que constituem (e incluem) pessoas no horizonte da diversidade é uma ideia que se converte em ação de alto impacto nas iniciativas que atingem a enciclopédia digital mais visitada do mundo.

Sabe-se que, entre as diferenças que compõem a sociedade, experimenta-se, pessoal e socialmente, condições atreladas à sexualidade, as variabilidades corporais e intelectuais e, sobretudo, afetadas por diferenças geográficas (locais e regionais, em sentido amplo). Tendo como marco o Dia do Nordestino, comemorado em 08 de outubro, o Mais Diversidade em Teoria da História na Wiki, em 2024, pretende criar um palco aberto para a visibilidade de conhecimentos que resultam de corpos, subjetividades e espacialidades diferentes e dissidentes.

Todas as atividades deste evento são gratuitas e conferem certificado de extensão emitido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É obrigatório possuir uma conta nos projetos Wikimedia para realizar a inscrição, que deve ser informado em campo próprio. Caso ainda não possua, crie uma em menos de um minuto aqui. As edições serão monitoradas e contabilizadas através da ferramenta Programs & Events Dashboard para fins de avaliação do evento.

👉👉👉 Se você precisa de algum tipo de assistência para participar do evento, podemos ajudar com isso! Entre em contato conosco preenchendo este formulário.

Atividades


Conheça outras iniciativas

  • Homo- und Bisexualität: portal da Wikipédia em alemão sobre homossexualidade e bissexualidade.
  • LGBT Association: organização da Wikipédia em chinês que promove apoio mútuo, encorajamento e cooperação entre os wikipedistas LGBT e promove a igualdade de todas as orientações sexuais para os editores chineses da Wikipédia.
  • LGBT: portal da Wikipédia em português sobre as orientações sexuais minoritárias e manifestações de identidades de gênero diferentes daquelas expressas pela maioria das pessoas.
  • Projet LGBT: projeto da Wikipédia em francês destinado a coordenar o aprimoramento de artigos relacionados à comunidade LGBTI+ e grupos minoritários no que diz respeito à sexualidade e às identidades de gênero.
  • Transgender, Transsexualität und Geschlechtervielfalt: portal da Wikipédia em alemão sobre transgeneridade, transsexualidade e diversidade de gênero.
  • Whose Knowledge?: campanha global que centraliza o conhecimento de comunidades marginalizadas online, inclusive em projetos Wikimedia.
  • Wiki Editoras LX: grupo aberto e informal de editoras da Wikipédia em português.
  • Wiki Loves Pride: campanha global com o objetivo de expandir e melhorar o conteúdo relacionado à comunidade LGBT em vários projetos da Wikimedia.
  • Wikimedia LGBT+: grupo de usuários global e interseccional que promove o desenvolvimento de conteúdo em projetos da Wikimedia que sejam de interesse das comunidades LGBT+.
  • Wikipedia for Peace: movimento com o objetivo de fortalecer a paz e a justiça social em projetos da Wikimedia com foco em LGBT+ e edição de eventos queer.
  • WikiProject LGBT: projeto comunitário com o objetivo de melhorar o conteúdo relacionado a LGBT no Wikidata.
  • WikiProject LGBT studies: grupo de editores da Wikipédia em inglês que visa melhorar a cobertura de artigos sobre lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros (LGBT) e tópicos de estudos queer.
  • WikiProject LGBT studies: grupo de editores da Wikipédia em persa que visa melhorar a cobertura de artigos sobre lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros (LGBT) e tópicos de estudos queer.
  • WikiProjeto Estudos LGBT: grupo de editores da Wikipédia em português que visa melhorar a cobertura de artigos sobre lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros (LGBT) e tópicos de estudos queer.
  • Wikiproyecto LGBT: grupo de editores da Wikipédia em espanhol que buscam aumentar a qualidade e o alcance dos artigos da Wikipédia relacionados a questões LGBT e queer.

___________
Notas

  1. Andersson, John (28 de agosto de 2017). «Declaration of commitment – Wikimedia Diversity Conference 2017» (PDF). Consultado em 20 de fevereiro de 2024 
  2. «Wikimedia Diversity Conference 2017 - Meta». MetaWiki (em inglês). Consultado em 20 de fevereiro de 2024 
  3. «Ranking dos Sites Principais - Sites mais visistados do mundo». SimilarWeb. 1 de fevereiro de 2024. Consultado em 20 de fevereiro de 2024