Wikipédia:Projetos/Pokémon/Livro de estilo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Principal Discussão Recursos Classificação Livro de Estilo 
Blue check.png

Esta página é parte do Livro de estilo da Wikipédia Lusófona e é considerado um guia. Um consenso de editores formaram as convenções descritas abaixo e os artigos do Wikiprojeto Pokémon deveriam seguir esse padrão. Antes de fazer qualquer mudança drástica nessas convenções, favor usar a página de discussão.

"Estou aqui no Livro de Estilo do Wikiprojeto Pokémon para certificar que você está formatando corretamente!"

Um dos objetivos do Wikiprojeto Pokémon é fazer artigos informativos sobre algo relacionado à série Pokémon, artigos que alguém que não é familiarizado com a série entenda pelo menos o mínimo sobre o tema. Para isso, os seus artigos têm que serinformativos, claros e, acima de tudo, enciclopédicos.

Antes de tudo, você deve pensar muito sobre o tema que irá escrever. A Wikipédia não é uma lista de ataques, diário sobre sua jornada em um jogo, muito menos um lugar onde você expressa sua opinião sobre o artigo.

Esta página é um guia sobre alguns dos tipos de artigos que você pode criar e editar. Eu e a Wikipe-Tan vamos te ajudar e lhe ensinar a escrever e formatar os artigos, então mãos à obra e Temos que Pegar!

Orientações gerais[editar código-fonte]

Aqui estão as indicações sobre como editar e formatar cada um dos tipos de artigos do Wikiprojeto Pokémon.

Assuma que o leitor sabe pelo menos o básico sobre Pokémon. Linke páginas com outras da Wikipédia que podem explicar termos mais difíceis. Se você escrever algo mais técnico, escreva-o de modo simples e fácil de entender. Para mais informações, consulte Wikipedia:Jargão.

Evite cometer erros de gramática, pois isso deixa a leitura chata e o leitor pensará que o editor não trabalhou direito ou só editou o artigo por editar, de qualquer maneira. Quanto ao estilo de Língua Portuguesa usada, caso vá criar ou reformular por completo, use o Português usado no seu país. Caso vá fazer mudanças mínimas, se o texto estiver em um outro tipo de Português, deixe assim e tente editar o artigo usando o Português mais próximo possível daquele. Lembrando, não se pode escrever artigos em Língua Galega aqui. Para isso, temos a versão em galego da Wikipédia. Use essa língua na Wikipédia apropriada.

Alguns textos podem estar não-formatados, como textos em negrito, itálico ou colorido desnecessariamente, em exagero, ou de modo que prejudique a acessibilidade do conteúdo. Reverta isso.

Mais um aviso: sempre adicione interwikis e referências quando puder. Quanto mais referências, melhor será o artigo. Mas cuidado: não pegue referências apenas de sites como o Serebii.net e o Pokémon Elite 2000, mas também não pegue referências de sites desconhecidos onde as informações não foram comprovadas.

Artigos sobre Pokémon são muito editados por IPs e como esses IPs não têm contato com o Wikiprojeto Pokémon, podem des-formatar um artigo. Quando isso ocorrer, reverta a(s) edição(ões) e avise porquê fez aquilo. Se IPs continuarem a editar e seus avisos não forem ouvidos, pode pedir a proteção da página em Wikipédia:Pedidos a administradores.

Marca do projeto
Todo e qualquer artigo sobre pokémon deve ter a predefinição {{Pokémon/Marca}} no início da página de discussão do mesmo. Ver a página da predefinição para instruções de uso e o código.

Jogos[editar código-fonte]

Artigos sobre video games são os mais essenciais, depois dos principais, e devem ter atenção e cuidado especial. Siga o modelo do Algumas particularidades pequenas, que são:

Predefinição de Navegação

Depois das informações colocar a predefinição {{Jogos-Pokémon}}, que mostra todos os jogos da série.

Categorização

Conforme a categorização sugerida pelo Projeto Games, a Categoria:Jogos da série Pokémon é usada em qualquer artigo sobre jogos Pokémon, correspondendo à série.

Espécies[editar código-fonte]

Personagens[editar código-fonte]

Primeiramente, os artigos sobre os personagens não devem ser uma lista de Pokémon obtidos por ele(a), como muitos são. Além de sua definição, papel e também Pokémon adquiridos, é muito importante falar sobre a "biografia" do personagem.

Infobox

O artigo deve começar com a infobox, {{Info/Personagem de Pokémon}}, informando os dados básicos do personagem. Consulte a página da predefinição para instruções de uso e o código.

Introdução

Use a predefinição {{nihongo}} para os nomes. Vamos ver como fica uma intodução:

Dawn (ヒカリ Hikari?) é uma protagonista do anime Pokémon, na Quarta Geração.
Nascida em Shinnoh foi sempre incentivada pela mãe a ser uma Coordenadora Pokémon.
Quando completou 10 anos, foi pegar seu primeiro Pokémon, mas, nunca pensou que pudesse acontecer tanta confusão em apenas um dia, como ter que resgatar dois iniciais em apuros e ver Emuritto, um dos lendários de quarta Geração. Apesar das confusões, ela acaba escolhendo Pochama como seu Pokémon inicial. Assim ela incia a sua jornada no mundo Pokémon.
Hikari, em umas das Rotas, encontra um Pikachu, bastante ferido. Tentando captura-ló, percebe que ele já têm dono. Na mesma hora, aparece a Equipe Rocket, que tenta pegar Pikachu (que tinha conseguido fugir deles). Hikari, proteje Pikachu, e o leva para um Centro Pokémon, com esperanças de encontrar seu dono. Assim, acha Ash e Brock, e começa a viajar por Shinnoh com eles.

Busque por fatos sobre o personagem. O artigo não precisa estar muito longo, mas edite-o para que fique com qualidade.

Biografia

Depois da introdução, vem a seção Biorgrafia:

Um dos objetivos de Ash é capturar todos os Pokémon existentes e listá-los em sua PokéAgenda. Além disso, batalha pelas suas insígnias nos ginásios oficializados pela Liga Pokémon. Após nove temporadas, Ash ainda está muito longe de completar a PokéAgenda e a maioria das suas insígnias são ganhas por pura sorte, exceto as mais atuais. Mas mesmo com isso, Ash é um bom treinador que ama muito todos seus Pokémon, tornado-o um treinador de grande valor! Ash sabe que a coisa mais importante sobre ter Pokémon é o que você ensina e o que você aprende. Ele ainda tem muito o que aprender, mas parece que ser um Mestre Pokémon é o seu destino.
Pokémons

Depois, seria bom falar sobre seus Pokémon, seguindo o estilo abaixo, separando em subseções Em viagem, Com o Professor Carvalho/Birch/Rowan (Nesse caso, o nome do professor correspondente deve ser usado), Em treinamento, Soltos e, caso haja, Amizades:

Descrições do Pokémon do personagem
Descrições do Pokémon do personagem
Descrições do Pokémon do personagem
Descrições do Pokémon do personagem
Descrições do Pokémon do personagem

Basicamente, seria uma lista com os Pokémon do personagem, mas é bom colocar a descrição, características e breve biografia do Pokémon.

Conquistas

Após essa seção, vem a seção Conquistas, que mostram as conquistas do personagem:

  • Liga Indigo – 16+
  • Liga Laranja – Campeão
  • Liga Johto – 8+
  • Liga Hoenn – 8+

Inclui-se neste caso a hierarquia na Equipe Rocket, e a posição de Líderes de Ginário e Elite dos Quatro.

Predefinição de Navegação

Existem duas predefinições de navegação, a {{Principais-Personagens-Pokémon}} e a {{Pokémon Gym Leaders}}, que devem ser inseridas após as informações do artigo. Veja a página da predefinição para ver como fica.

Para persongens em geral usar {{Principais-Personagens-Pokémon}} mostra links aos principais personagens do anime.

Para os líderes de Ginásio, Frontier Brains e membros da Elite dos 4, usara predefinição {{Pokémon Gym Leaders}}. Pode ser usada em artigos como Misty e Brock, mas principalmente nos artigos de listas de Líderes de Ginásio.

Lugares[editar código-fonte]

Há dois tipos de locais Pokémon: os continentes e as cidades. Estes artigos não são muito longos e agora precisam de revisão, mas também seguem uma regra de formatação. Primeiramente, é necessário colocar na introdução que o lugar é fictício:

Goldenrod City (コガネシティ Kogane Shiti?) é uma cidade fictícia da série Pokémon. É a maior cidade de Johto e a segunda do mundo, perdendo apenas para Lilycove, em Hoenn. Com uma população aproximada de 77 pessoas, Goldenrod tem várias atrações, como o Ginásio Normal e a Torre de Rádio.

Outra coisa é colocar a descrição do lugar, com seus aspectos geográficos e históricos. Deve-se colocar, ainda, como é o lugar, visualmente e o que ela representa nos video games e anime da série. Se possível, colocar também sua importância no mangá Pokémon Adventures. Falar sobre suas atrações e que torna aquele lugar especial.

No caso dos continentes, alguns não são tão importantes e não devem ter um artigo próprio, mas sim estarem listados no artigo Regiões Pokémon. Kanto, Johto, Hoenn, Shinnoh e Orre têm relevância suficiente para comporem um artigo próprio. Os outros estão listados em Regiões Pokémon. Para os continentes com relevância, colocar tudo isso descrito no parágrafo acima, mais a lista de cidades seguindo esse estilo, mas não necessariamente o texto:

Twinleaf Town
Twinleaf Town é a cidade inicial de Pokémon Diamond & Pearl. É aqui onde o personagem principal e seu rival começam as suas jornadas.

No caso das cidades, não é tão importante seguir um padrão de texto, mas é sempre bom usar isso.

Predefinições

Em todos os artigos de cidades e regiões coloque a predefinição {{Lugares-pokémon}}. Para as cidades usar também {{cidade pokémon}}, que mostra algumas infromações sobre a cidade que não precisam ser inseridas no artigo.