Wikipédia:Seja audaz
Esta página documenta uma recomendação da Wikipédia lusófona. Ela descreve uma norma amplamente aceita que todos os editores devem normalmente seguir. Quaisquer alterações devem ser consensuais. |
Resumindo:
|
Seja audaz: você está entrando para um mundo completamente novo. Sinta-se à vontade para explorar suas possibilidades, mas, antes de tudo, seja responsável. Considere a seriedade deste projeto e mãos à obra. Capriche, mostre o melhor de si mesmo e não se sinta intimidado. A comunidade da Wikipédia aconselha os seus utilizadores a serem inovadores e arrojados ao atualizarem e melhorarem artigos. Esta e todas as outras páginas são suas, como de todo o mundo que chegar.
Em especial, se domina um assunto, participe. Os wikis crescem mais rapidamente quando as pessoas não hesitam em corrigir problemas e erros gramaticais, adicionando fatos e garantindo que a linguagem usada é a mais adequada. Não há problema em editar um artigo. Acredite! É isso que todos esperam que faça. Por mais incrível que possa parecer, funciona. É certo que requer alguma dose de simpatia e educação, mas funciona. Experimente e veja.
Seja audaz...
Se achar que alguém escreveu um artigo de má qualidade, irônico, rude ou simplesmente um esboço, abane a cabeça e edite o artigo corrigindo os erros, apagando os insultos e acrescentando o que falta. Não se preocupe em ferir os sentimentos do autor anterior. Se achar que, da forma como o artigo está, ele é mesmo uma perda de tempo, vá em frente e substitua-o por um texto decente. É assim que funciona a Wikipédia.
Na maioria dos casos, o desejo instintivo por parte de um autor de ser o "dono" do texto que escreveu é totalmente contraproducente aqui e é até bom que esses preconceitos emocionais sejam fortemente abalados por alterações concisas que melhorem o seu resultado final. Todos ganhamos com isso.
Claro que outros virão, ousadamente e sem remorso, editar aquilo que você escreveu. Não encare isso como um ataque pessoal. O seu objetivo, tal como o de todos nós, é simplesmente melhorar a Wikipédia o máximo possível.
...mas não seja irresponsável
Os novos utilizadores, assim que compreendem a natureza livre da Wikipédia, têm tendência a se deixar levar e mergulhar de cabeça nessa liberdade. Isso é bom, mas tenha cuidado, ser ousado ao alterar artigos não significa que deve apagar textos longos sobre assuntos complexos e controversos, com longas histórias de edição, como os artigos sobre o holocausto ou religião.
Muitas vezes esses artigos já são fruto de muito debate, discussão e negociação entre os diversos pontos de vista até se obter uma versão mais consensual. Uma alteração descuidada nesse gênero de artigos pode ser o equivalente a colocar a mão em uma colmeia de abelhas e os outros editores envolvidos podem reagir furiosamente.
Se encontrar um artigo sobre um tema controverso com que deseje colaborar, primeiro leia os comentários feitos na sua página de discussão e dê uma olhada no seu histórico, para ter uma ideia de como o artigo chegou à forma atual.
Se já tem experiência em utilizar uma wiki, então deve fazer uma boa ideia do que são alterações aceitáveis e quais devem ser discutidas primeiro. Se for novo nestas andanças, ou não estiver certo de como os outros irão reagir às suas propostas e deseja realmente apagar uma parte substancial do texto, deve proceder de uma das duas formas:
- Se o texto em questão tiver um parágrafo ou dois, mova o texto para a página de discussão e apresente as suas objeções ali.
- Se for mais que um ou dois parágrafos, apresente as suas objeções na página de discussão mas não remova o texto do artigo.
Depois disso, espere alguns dias por uma resposta. Se ninguém apresentar objeções vá em frente com a sua proposta, mas copiando sempre para a página de discussão trechos grandes que remover, para que outros possam conhecer os seus argumentos e prosseguir a história do artigo, aperfeiçoando-o.
São cuidados necessários, mas não se deixe intimidar por isso! Sinta-se à vontade para mergulhar e fazer as melhorias que achar necessárias na vasta maioria dos artigos. Só é preciso ter cuidado com um pequeno número de assuntos sensíveis que rapidamente descobrirá quais são.