William "B.J." Blazkowicz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"B.J." Blazkowicz
B.J. Blazkowicz Wolfenstein.jpg
"B.J." Blazkowicz em Wolfenstein (2009).
Informações gerais
Série de jogos Wolfenstein
Primeiro jogo Wolfenstein 3D (1992)[1]
Dublador em inglês Matthew Kaminsky (Return to Castle Wolfenstein)
Peter Jessop (Wolfenstein)
Brian Bloom (The New Order)[2]
Interpretado por Daniel Krauss (Der Goldene Nazivampir von Absam 2)
Nacionalidade  Estados Unidos

William Joseph "B.J." Blazkowicz (pronúncia em polaco: [blasˈkɔvitʂ]; em inglês: BLAZ-ko-vitch) é o personagem fictício da série de videojogos Wolfenstein, introduzida inicialmente com o jogo Castle Wolfenstein em 1981.[3]

Blazkowicz estreou-se na série em 1992 no jogo Wolfenstein 3D, produzido pela id Software.[4] Começou por ser um protagonista silencioso mais tarde tornando-se num herói padrão com falas, aparecendo desde então na maior parte dos jogos da série, excepto em Enemy Territory. Matthew Kaminsky é quem lhe dá a voz em Return to Castle Wolfenstein, Peter Jessop em Wolfenstein e Brian Bloom em Wolfenstein: The New Order.

Biografia fictícia[editar | editar código-fonte]

William Joseph Blazkowicz nasceu nos Estados Unidos da América a 15 de Agosto de 1911, filho de uma família de emigrantes polacos. Os seus amigos deram-lhe a alcunha de "B.J.". Durante a Segunda Guerra Mundial, B.J. tornou-se sargento do Exército Americano, antes de ser recrutado como agente de topo pela Agência Americana de Acções Secretas (OSA), uma versão fictícia da Agência de Serviços Estratégicos, que lhe deu a missão de investigar rumores sobre actividades secretas do Terceiro Reich. Durante os seus serviços, ganhou várias condecorações militares incluindo a Medalha de Honra, a honra militar mais elevada nos Estados Unidos.

Blazkowicz casou depois da guerra, com 40 anos, com Julia Marie Peterson. O seu filho, Arthur Kenneth Blazkowicz tornou-se apresentador de televisão em Milwaukee, Wisconsin. Como tal, Arthur mudou o ultimo nome para Blaze. Depois casou com Susan Elizabeth McMichaels. Tiveram um filho, que lhe deram o nome do pai de Arthur, William Joseph Blazkowicz II, ou como ele assinou nos trabalhos escolares, Billy Blaze. Em Wolfenstein RPG, há a sugestão que Blazkowicz é ancestral do protagonista de Doom, visto que um demônio similar ao Cyberdemon chamado "Harbinger of Doom" diz que irá assombrar os descendentes de Blazkowicz antes de voltar ao Inferno. A ideia é seguida ao batizar um dos heróis de Doom II RPG como Stan Blazkowicz.

No jogo de 2014, Wolfenstein: The New Order, diverge a história de Blazkowicz para uma realidade alternativa, em que ele sofre de amnésia depois de uma missão. A Segunda Guerra Mundial foi ganha pelos Nazis, e B.J. está numa asilo por mais de uma década saindo em 1960.

Referências

  1. «William "B.J." Blazkowicz- IGN». Uk.ign.com. Consultado em 28 de setembro de 2013 
  2. «Wolfenstein: The New Order». IMDB. Consultado em 26 de fevereiro de 2014 
  3. «Players Wanted: Ultimate Fighting Game - IGN». Uk.ign.com. Consultado em 28 de setembro de 2013 
  4. «The best violent video games of all time». Telegraph. 28 de junho de 2011. Consultado em 28 de setembro de 2013 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]