Wolfenstein: Enemy Territory

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Wolfenstein: Enemy Territory
Desenvolvedora Splash Damage
id Software
Publicadora(s) Activision
Diretor Paul Wedgwood, Richard Jolly
Produtor Jonathan Moses, Kevin Cloud
Designer Paul Wedgwood, Matt Wilson
Escritor(es) Edward Stern
Artista Richard Jolly
Motor id Tech 3
Plataforma(s) Linux, AROS, Mac (Universal), Windows, MorphOS
Série Wolfenstein
Data(s) de lançamento 29 de maio de 2003
Gênero(s) First-person shooter
Modos de jogo Multiplayer
Classificação ESRB: Mature (M)
Mídia Digital distribution

Wolfenstein: Enemy Territory é um jogo de ação de tiro em primeira pessoa, criado pela id Software e aperfeiçoado pela Splash Damage. Ambientado na Segunda Guerra Mundial, jogado apenas on-line, apesar de haver mods [modificações] que adicionam bots no jogo, tais como Omni-bot e Bobots. Os jogadores podem optar por combater em dois times: Axis (Eixo, no caso alemães) ou Allies (Aliados, os norte-americanos). Ao se alistar em uma das equipes o jogador deve optar por uma especialidade, entre elas:

  • Soldado

Com armas pesadas tais como; bazuca, lança chamas, morteiro, tendo como principal objetivo apenas abater os inimigos.

  • Médico

com armas médias, também pode oferecer "kits de primeiros socorros" aos de seu time, fazendo-os recuperar vida, inclusive ele mesmo, ou até dar-lhe injeções, com o mesmo efeito.

  • Engenheiro

Também com armas médias como o lança granadas, pode instalar dinamites e minas terrestres sendo as últimas apenas nociva para os inimigos, e o dinamites devem ser colocados próximos a locais mostrados no mapa para serem destruídos, também é o encarregado de construir barreiras e/ou consertar veículos.

  • Municiador

Como o nome já diz ele tem como principal objetivo fornecer munição para os de seu time, incluindo ele mesmo, ele possui também a bomba de fumaça que chama a artilharia aérea.

  • Espião

Pode se disfarçar usando roupas de soldados inimigos mortos, possui armas com mira de longa distância além de bomba de fumaça e c4 com controle remoto.

Em todas as categorias os soldados podem ser promovidos, assim podendo carregar mais armas que o de costume, todos também possuem granadas, facas e por vezes injeções letais a serem aplicadas contra os inimigos. E a qualquer momento o jogador pode mudar de time ou de especialidade, e escolher entre as armas, porém alguns servidores bloqueiam a quantidade de armas pesadas.

Ambiente de jogo[editar | editar código-fonte]

O jogo tem ambientes chamados mapas em locais da Europa e norte da Africa, cada mapa possui um objetivo diferente, como por exemplo invadir uma instalação e roubar documentos ou ouro, se utilizando de dinamites para quebrar os portões e assim liberar passagem para os soldados ou veículos entrarem, claro que tudo isso sobre fogo inimigo, que por sua vez tenta inibir tal atitude, geralmente quando se chega dentro da base inimiga onde os inimigos reaparecem depois de morrem se vê uma bandeira, quando tocada ela da lugar a uma bandeira de seu time, simbolizando que tal base agora foi conquistada e os inimigos não mais vão aparecer ali, pois agora é a base de seu time. Sempre que morrer você ficara no chão pedindo ajuda, a menos que alguém o mate de vez, nesse momento poderá vir um médico e te salvar, caso contrário você automaticamente reaparecera em sua base quando uma contagem de 10 segundos terminar.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O jogo se passa em 1ª pessoa, ou seja o ponto de visão é o do soldado, e o jogador vê apenas as mão do soldado, e as armas que ele tem na tela. Os os comandos são simples, W, S, A e D para se mover para frente, para trás, para esquerda e direita respectivamente, a barra de espaço o faz pular, com o Shift pressionado é possível correr mais rápido, C se agacha e X deita. E os movimentos do mouse é a mira da arma e a direção que o personagem segue.

Gráficos[editar | editar código-fonte]

Os gráficos do jogo são de boa resolução e não deixam a desejar, são bem elaborados e com texturas reais, o céu que em vários jogos pode ser de baixa qualidade neste tem a sua de qualidade melhorada, as explosões e tiros são GIF's de explosões reais, dando mais realidade para o jogo em si.

Áudio e sons[editar | editar código-fonte]

O sons são de boa qualidade e 5.1, os tiros e explosões tem um ótimo som, além disso os servidores disponibilizam som de trechos musicais para serem usados em jogo, tanto para se comunicar quanto para "fazer graça", além é claro dos sons próprios do jogo, usados para pedir ajuda e/ou se comunicar com os demais jogadores.

O jogo foi e lançado gratuitamente, e se tornou um grande sucesso.

Foi sucedido pelo jogo Enemy Territory: Quake Wars, o qual, no entanto, não é gratuito.