Return to Castle Wolfenstein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura outros significados para Wolfenstein, veja Wolfenstein.
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Return to Castle Wolfenstein
Desenvolvedora(s) Gray Matter Interactive
Publicadora(s) Activision
Diretor(es) Drew Markham
Produtor(es) Greg Goodrich
Projetista(s) Mal Blackwell
Richard Farrelly
Escritor(es) Steve Goldberg
Programador(es) Sherman Archibald
Artista(s) Michael Kaufman
Compositor(es) Bill Brown
Motor id Tech 3
Plataforma(s) Microsoft Windows
Série Wolfenstein
Conversões/
relançamentos
Linux
Mac OS
Mac OS X
Xbox
PlayStation 2
Data(s) de lançamento
  • AN 19 de novembro de 2001
  • EU 30 de novembro de 2001
Gênero(s) Tiro em primeira pessoa
Modos de jogo Um jogador
Multijogador
Wolfenstein 3D
Wolfenstein

Return to Castle Wolfenstein é um jogo de tiro em primeira pessoa lançado pela Activision em 20 de Novembro de 2001.[1] Baseado no jogo seminal do gênero, Wolfenstein 3D e construído em cima da engine de Quake III Arena, fora produzido pela desenvolvedora original id Software, com o modo single player desenvolvido pela Gray Matter Interactive e o multiplayer pela Nerve Software.

História[editar | editar código-fonte]

O jogo se passa na Europa ocupada pelos nazistas, em 1943. O protagonista B.J. Blazkowicz, soldado do exército dos Estados Unidos, e outro agente (batizado "Agent One" no Xbox e Mac) foram enviados para investigar um projeto de Heinrich Himmler, a Divisão Paranormal da SS. Porém os dois são capturados e presos no castelo Wolfenstein (baseado no castelo real de Wewelsburg). Agent One é morto durante um interrogatório por um torturador, mas Blazkowicz consegue matar o soldado guardando sua cela e prepara sua fuga. Após fugir, o jogador deve continuar investigando a Divisão Paranormal, que envolve experimentos com biotecnologia, ressureição de cadáveres e armas secretas. Apenas as duas primeiras missões tem ligação direta com Wolf 3D (envolvendo a fuga do castelo e soldados zumbis).

Wolfenstein 3D fora banido na Alemanha, e para evitar o mesmo com Return to Castle Wolfenstein, a id fez adaptações ao lançar no país: não há citações explícitas ao Terceiro Reich, a suástica é substituída por duas águias formando um "W", e se combate uma facção chamada "Lobos", comandadas por Heinrich Höller.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «id Software and Activision Release Return to Castle Wolfenstein: Game of the Year Edition» (Nota de imprensa). Mesquite, Texas: Activision. June 26, 2002. Consultado em 25 de março de 2017. Cópia arquivada em March 26, 2017  Verifique data em: |arquivodata=, |data= (ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.