Shoot 'em up

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde junho de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para o filme, veja Shoot 'Em Up.
Vg icon.svg
Jogos eletrônicos

Shoot 'em up (também conhecido como shmup ou STG[1][2]) é um subgênero dos jogos eletrônicos de tiro. Em um shoot 'em up, o personagem do jogador se envolve em um ataque solitário, muitas vezes em uma nave espacial ou aeronaves, disparando em um grande número de inimigos e evitando seus ataques. Não há consenso a respeito de quais elementos compõem um shoot 'em up. Alguns restringem a definição de jogos com naves espaciais e certos tipos de movimento do personagem; outros permitem uma definição mais ampla incluindo personagens a pé e uma variedade de perspectivas. Esse subgênero suscita reações rápidas e faz o jogador memorizar os níveis e padrões de ataque dos inimigos.

As origens do gênero começam com Spacewar!, um dos primeiros jogos de computador, desenvolvido em 1961 e lançado em arcades no início de 1970. No entanto, Space Invaders, lançadonas máquinas japoneses em 1978, é geralmente creditado com o inventor do gênero, bem como por tê-lo popularizado. Shoot 'em ups eram populares durante os anos 1980 e início de 1990. A partir de meados da década de 1990 e do uso crescente de gráficos 3D em jogos eletrônicos, o gênero tornou-se de nicho com base em convenções de design estabelecidas na década de 1980 e cada vez mais voltados para os entusiastas especializados, particularmente no Japão.

Shoot 'em ups abrangem vários tipos ou sub-gêneros. Em um "atirador fixo", como Space Invaders, o protagonista só pode mover-se através de um eixo e os inimigos atacam a partir de uma única direção. Em um "atirador multi-direcional", o protagonista pode girar e mover-se em qualquer direção. Em contraste, em um "rail shooter", o protagonista é visto de trás, movendo-se "na tela", enquanto o jogador tem controle sobre as esquivas. "Atirador em tubos" apresentam pontos de vista semelhantes, com o protagonista voando através de um tubo abstrato. "Atiradores em rolagem" englobam tanto "atiradores horizontais" e "atiradores verticais" (com pontos de vista de lado e de cima para baixo, respectivamente) e por sua vez jogos "bullet hell" e "cute 'em ups", assim como jogos "run and gun" apresentam protagonistas a pé em vez de naves espaciais, muitas vezes com a capacidade de saltar; eles podem apresentar qualquer rolagem ou movimento multidirecional.

Referências

  1. Davies, Jonti. The Shooting Never Stops. GameSpy. 30 July 2008.
  2. Carless, Simon. Final Form On Jamestown's Origins, Mechanics. Game Set Watch. 5 April 2011.