Estratégia por turnos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mergefrom 2.svg
O artigo ou secção Jogo eletrônico de táticas por turnos deverá ser fundido aqui.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão de|....|{{subst:DATA}}}}.

(por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Cheque ambas (1, 2) e não esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.).

Estratégia por turnos (TBS do inglês turn-based strategy), é um tipo de estratégia de jogo de computador que ao contrário de outros jogos de estratégia não se desenrola em tempo real, mas por turnos, para cada jogador humano e AI.

Os jogos que utilizam este modo são jogos de estratégia, normalmente algum tipo de jogo de guerra, especialmente wargame em nível estratégico e grand strategy, onde os jogadores se revezam durante o jogo. Distingue-se de estratégia em tempo real, onde todos os jogadores jogam simultaneamente. O termo refere-se, quase que exclusivamente, para jogos de computador.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Os jogos de estratégia por turnos são jogos de estratégia para computador onde há turnos. Cada jogador decide suas ações no mundo estático do jogo e as realiza durante seu turno e quando este acaba o jogador passa o turno, onde os próximos jogadores se revezaram realizando suas ações, em seus respectivos turnos. Quando a AI assume o controle dos demais jogadores as ações destes se realizam automaticamente. Uma vez que todos os jogadores terminam o turno, recomeça o processo para o próximo turno, onde as circunstâncias são diferentes de acordo com as ações do turno anterior.

Táticas baseadas em turnos[editar | editar código-fonte]

TBT do inglês Turn-based tactics), é uma variante onde os jogadores devem completar seus objetivos utilizando apenas as opções que lhes são prestadas. Geralmente compreende uma apresentação realista, ou pelo menos crível, de representação de táticas e operações militares.


Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.