Táticas em tempo real

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Táticas em tempo real ou TTR (do inglês Real Time Tactics ou RTT) é um gênero de jogos eletrônicos com o foco em batalhas, sem necessariamente o controle direto de uma civilização, que é bastante presente em jogos de RTS.

Esse gênero se tornou mais popular em jogos modernos e cresce a cada ano com os avanços na indústria de jogos.

Características[editar | editar código-fonte]

Em jogos de táticas em tempo real há o comando de um exército para batalhar com outro, normalmente sem a necessidade direta de coletar recursos ou de construir estruturas. Assim esse tipo de jogo pode ter, ou não, trabalho em equipe (modo cooperativo), e também algum outro sistema fora do campo de batalha.

Unidades[editar | editar código-fonte]

As unidades nesse tipo de jogo são criadas a partir de recursos mais simples como pontos ou dinheiro, que geralmente são ganhados pela destruição de unidades ou então por cumprir algum objetivo específico. Geralmente o relacionamento entre as unidades baseia-se no conceito do jogo pedra-papel-tesoura, onde as unidades tem vantagens e desvantagens cíclicas sobre outras.

Os níveis de poder das unidades desse gênero podem ser baseadas matematicamente ou não, calculando atributos como ataque ou defesa, por exemplo.

Sistema Multiplayer[editar | editar código-fonte]

O sistema multiplayer de um TTR pode ser baseado em trabalho em equipe com os jogadores de cada lado.

Exemplos de jogos[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.