Jogo em nuvem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Jogo em nuvem (em inglês cloud gaming) também chamado de jogo sob demanda (em inglês gaming on demand) é um conceito de jogo on-line utilizando computação em nuvem. Existem duas formas de jogo em nuvem, utilizando troca de arquivos ou em vídeo sob demanda.

O jogo em nuvem permite aos jogadores jogar em diversos dispositivos thin client independentemente do hardware que estiverem usando, pois todo o processamento é feito pelo servidor, o cliente apenas recebe as imagens do processamento e envia os botões de comando.

História[editar | editar código-fonte]

O conceito foi demonstrado pela primeira vez pela G-cluster na E3 do ano 2000 como um serviço para dispositivos wi-fi, em 2005 a Crytek desenvolveu um projeto utilizando internet, que não foi à frente pelas limitações de velocidade de banda larga da época[1],em 2010 foi lançado o primeiro serviço comercial de jogo em nuvem, o OnLive[2]. Em 2011 o Gaikai começa o seu beta, em 2012 a Sony Computer Entertainment compra a Gaikai[3] e em 2013 anuncia seu serviço de jogo em nuvem PlayStation Now. Também em 2013 é lançado o GamingAnywhere, primeira plataforma de jogo em núvem em código aberto.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]