William Morgan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde novembro de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.


William Morgan
Medicina, atuário
Nacionalidade Reino Unido Britânico
Nascimento junho de 1750
Local Bridgend
Morte 4 de maio de 1833 (82 anos)
Atividade
Campo(s) Medicina, atuário
Prêmio(s) Medalha Copley (1789)

William Morgan (Bridgend, junho de 17504 de maio de 1833) foi um médico e atuário britânico.

Membro de uma família de notáveis estudiosos, Morgan é considerado um dos fundadores da profissão de atuário, devido ao desenvolvimento que deu a Ciência Atuarial, dedicando-se ao estudo do seguro de vida e dando continuidade aos trabalhos de outros cientistas como James Dodson e Edward Mores.

Morgan mudou-se para Londres para realizar seus estudos médicos. Trabalho no Guy's Hospital mas em 1774 passou a atuar como assistente de John Pocock na The Equitable Life Assurance Society, em substituição a John Edwards, falecido no ano anterior. No ano seguinte, devido à morte de Pocock, Morgan assumiu o cargo de atuário principal da companhia. Foi a primeira vez que o termo passou a designar o matemático especializado em seguros. Seus conhecimentos médicos e decorrentes estudos contribuíram, por exemplo, para que a Equitable Life reduzi-se com segurança os valores de seus prêmios em 10%. Permaneceu no cargo por 56 anos, tendo se aposentado aos 80 anos de idade, em 1830, e tendo participado da construção de diversos outros escritórios de atuária na Inglaterra.

Morgan foi eleito membro da Sociedade Real de Londres em 1790, tendo recebido a Medalha Copley de 1789. Em sua família, outros dois cientistas também foram membros da Royal Society, seu tio, por parte de mãe, o médico Richard Price e, seu filho, o também atuário Arthur Morgan.

Publicações selecionadas[editar | editar código-fonte]

  • Surplus Stock of the Equitable Society (1776);
  • The Doctrine of Annuities and Assurances on Lives (1779);
  • Appendix to A View of the Rise and Progress of the Equitable Society (1828).

Referências[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Charles Blagden
Medalha Copley
1789
Sucedido por
James Rennell e Jean-André Deluc


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.