Wolfgang de Ratisbona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
São Wolfgang de Ratisbona, O.S.B.
São Wolfgang de Ratisbona
"O doador de esmolas"
Nascimento 934 em Suábia, provavelmente Pfullingen
Morte 994 (70 anos) em Pupping, (moderna Áustria)
Veneração por Igreja Católica
Igreja Ortodoxa
Canonização 1052, Roma por Leão XI
Festa litúrgica 31 de maio
Atribuições Forçando o diabo a ajudá-lo a construir uma igreja; hábito episcopal; com um machado na mão direita e um báculo na esquerda; como um eremita no campo sendo descoberto por um caçador.
Padroeiro carpinteiros e marceneiros; Ratisbona; contra doenças do estômago, paralisia, derrames e apoplexia
Gloriole.svg Portal dos Santos

Wolfgang de Ratisbona, O.S.B. (c. 934 - 31 de outubro de 994, Pupping), foi bispo de Ratisbona na Baviera, Alemanha, desde o natal de 972 até o dia da sua morte. É um santo da Igreja Católica Romana, canonizado em 1052 pelo Papa Leão XI.

Wolfgang é considerado um dos três grandes santos da Alemanha do século X [1], os outros dois são Santo Ulrico e São Conrado, "que iluminou o período inicial da Idade Média na Alemanha com o esplendor dos seus atos e serviços".

Tem origens na nobreza da Suábia, estudou na escola monástica de Reichenau. Em 964 ingressou na abadia beneditina de Maria Einsiedeln na Suíça e foi ordenado sacerdote em 968. Exerceu o trabalhou apostólico na Hungria onde ficou até 972, quando foi nomeado bispo de Ratisbona.

Foi tutor do imperador Santo Henrique II e de Santa Gisela de Borgonha, primeira rainha da Hungria e esposa do rei Santo Estêvão. No final da sua vida retirou-se para levar vida de eremita.

Referências

  1. Wikipedia: Wolfgang of Regensburg, (2007, June 27). In Wikipedia, The Free Encyclopedia (versão: 140981492), acessado em 7 de agosto de 2007

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Wolfgang de Ratisbona