Wolfram (linguagem de programação)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wolfram Language
Paradigma Multiparadigma: sistema de redução, funcional, procedural, multidimensional
Estilo de tipagem: Dinâmico, forte

A Wolfram Language é uma linguagem de programação multiparadigmática desenvolvida pela Wolfram Research, que serve como a principal linguagem de interface do Mathematica[1] . Ela é concebida para ser o mais abrangente possível, com ênfase em computação simbólica, programação funcional e programação baseada em regras.[2] É construída de modo a representar estruturas e dados arbitrários.[2]

A linguagem é bastante extensa, abrangendo vários domínios, muitos deles especializados. Ela inclui, por exemplo, funções integradas para a geração e execução de máquinas de Turing, a criação de gráficos e áudio, a análise de modelos 3D e a resolução de equações diferenciais.

A Wolfram Language possui ainda uma grande quantidade de documentação, mas esta não é padronizada.

A linguagem será fornecida com o software do sistema instalado em cada Raspberry Pi.[3] [4]

Nome[editar | editar código-fonte]

Apesar de existir de alguma forma há mais de 25 anos, a linguagem só teve seu nome oficialmente anunciado em Junho de 2013.[1] [5] Antes disso ela era referida internamente por vários nomes, como "M" e "Wolfram Language". Muitos outros nomes possíveis foram consideradas, como "Lingua" e "Express".[2] É ainda muitas vezes erroneamente chamada de "Mathematica", por causa de sua principal aplicação.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]