X-Tudo SESI Cultural

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O X-Tudo SESI Cultural é um evento anual promovido pelo Sistema FIRJAN, por meio do SESI Cultural Rio. Todos os anos, no mês de julho, diversas manifestações artísticas (teatro, dança, música, cinema[1] e artes plásticas),[2] oficinas e palestras acontecem no Rio de Janeiro, às quais os interessados (artistas, estudantes e simpatizantes) têm acesso gratuitamente ou a valores abaixo da média. A intenção é "mostrar ao público um panorama do cenário cultural carioca".[3] A parte artística é realizada na rede de teatros do SESI, ao passo que as demais atividades têm lugar em diversos locais do estado fluminense.

O evento teve início em 2010. Nas primeiras quatro edições (2010, 2011, 2012 e 2013), levou cerca de 24 mil espectadores aos teatros da rede SESI Rio para aproximadamente oitenta atrações.[3] Em 2013, foram incluídas programações sobre vultura digital e Hip-Hop. O público pode também interagir com profissionais de vários segmentos.[4]

O encontro também é uma oportunidade para artistas novatos se apresentarem.[5] Alice Caymmi, neta do compositor Dorival Caymmi, foi um dos artistas da nova geração que participaram do evento.[4] Também já participaram artistas mais experientes, como Zélia Duncan e Dado Villa-Lobos.[3]

O evento já chegou a abrigar um festival de cultura digital.[6]

Referências

  1. Veja Rio (14 de julho de 2014). «Festival X-Tudo SESI Cultural promove atrações artísticas no Rio». Consultado em 24 de julho de 2014 
  2. Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro. «X-Tudo Cultural SESI». Consultado em 02 de abril de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. a b c Guia UOL Rio de Janeiro. «Show de Zélia Duncan está na programação gratuita do Teatro SESI». Consultado em 02 de abril de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. a b Agência Brasil - Empresa Brasil de Comunicação. «X-Tudo Cultural promove shows gratuitos no Rio para estimular acesso à cultura e troca de experiências». Consultado em 02 de abril de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. SESI Rio. «X-Tudo Cultural SESI». Consultado em 10 de janeiro de 2014 
  6. Jornal O Globo. «O festival Cultura Digital abre suas conexões». Consultado em 02 de abril de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]