Yan Pascal Tortelier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Yan Pascal Tortelier
Nascimento 19 de abril de 1947 (76 anos)
Paris
Cidadania França
Progenitores
Irmão(ã)(s) Maria de la Pau Tortelier, Pomone Tortelier
Alma mater
Ocupação maestro
Instrumento violino

Yan Pascal Tortelier (Paris, 19 de abril de 1947) é um maestro francês. Provém de uma grande família de músicos franceses e é filho do violoncelista Paul Tortelier.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Tortelier começou a estudar piano e violino aos quatro anos de idade. Aos quatorze anos, obteve o Primeiro Prêmio de violino no Conservatório de Paris. Continuou seus estudos musicais com Nadia Boulanger e estudou regência com Franco Ferrara em Siena, na Itália. Tornou-se depois regente associado da Orchestre national du Capitole de Toulouse, ao lado de Michel Plasson.

De 1992 a 2003, Tortelier foi regente permanente da Orquestra Filarmônica da BBC, orquestra da qual ele é hoje regente laureado. Dirigiu regularmente a Orquestra Sinfônica de Londres, a Orquestra de Paris, a Orquestra Nacional da França e Montréal, assim como as orquestras filarmônicas de Londres, São Petersburgo, Oslo, Los Angeles e Pittsburgh.

Em 2009, foi nomeado regente titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). A partir de 2012, deve ser substituído por Marin Alsop. Entretanto, nas temporadas de 2012 e 2013, Tortelier deverá atuar como regente convidado em, no mínimo, dois programas diferentes em cada temporada (seis a oito apresentações).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.