Yehiel Duvdevani

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Yehiel Duvdevani
יְחִיאֵל דּוּבְדְּבָנִי‎
Yehiel Duvdevani
Facção representada no Knesset
Dados pessoais
Nascimento 1896
Volínia, Império Russo
Morte 30 de abril de 1988
Nacionalidade Israel Israelense
Partido Mapai
Serviço militar
Lealdade  Reino Unido
Israel Israel
Serviço/ramo Exército Britânico
Unidade Brigada Judaica
Conflitos Campanha da Itália

Yehiel Duvdevani (em hebraico: יְחִיאֵל דּוּבְדְּבָנִי‎) (Volínia, 1896 – 30 de abril de 1988), foi um ativista e político sionista. Ele foi membro do Knesset e um veterano da Brigada Judaica.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido na região de Volínia do Império Russo (hoje na Ucrânia),[1] Duvdevani cursou o ensino médio em Kiev, antes de passar um ano na universidade. Ele se juntou ao movimento Al HaMishmar, que se tornou Dror. Em 1923 ele fez aliá ao Mandato da Palestina,[1] e dois anos depois estava entre os fundadores do kibutz Givat HaShlosha.

Tornou-se secretário do Conselho de Trabalhadores de Petah Tikva.[2] Durante a Segunda Guerra Mundial alistou-se na Brigada Judaica.[2] Antes das eleições de 1949, ele foi colocado em décimo nono lugar na lista do Mapai,[3] e foi eleito quando o partido conquistou 46 cadeiras. Contudo, não concorreu à reeleição em 1951.

Em 1952, Duvdevani estava entre os fundadores do kibutz Einat, que era composto por ex-membros do Givat HaShlosha e Ramat HaKovesh que haviam deixado o movimento HaKibbutz HaMeuhad. Mais tarde, ocupou o cargo de executivo-chefe da Mekorot entre 1954 e 1964, atuando também como presidente do conselho de administração de 1962 a 1964.

Ele morreu em 1988.

Referências