Saltar para o conteúdo

You're Not Elected, Charlie Brown

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
You're not Elected, Charlie Brown
Você não foi eleito Charlie Brown, Viva o nosso presidente Lino (BR)
Informação geral
Formato série de desenho animado
Gênero Especial de TV
Criador(es) Charles M. Schulz
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Produção
Produtor(es) Bill Melendez
Exibição
Emissora original Estados Unidos CBS
Transmissão original 29 de outubro de 1972
Cronologia
Play it Again, Charlie Brown
There's no time for love, Charlie Brown

You're Not Elected, Charlie Brown (no Brasil: Você não foi eleito, Charlie Brown [VTI-Rio e Herbert Richers-RJ] ou Viva o nosso presidente Lino [Maga-SP]), é o oitavo especial de TV para horário nobre baseado na popular história em quadrinhos Peanuts de Charles M. Schulz e o décimo a ir no ar.[1] O especial foi ao ar pela primeira vez no canal CBS dia 29 de outubro de 1972, nove dias antes da eleição presidencial dos Estados Unidos em 1972 entre o senador George McGovern e o presidente Richard Nixon .[2] O especial foi criado para ensinar as crianças sobre como as eleições funcionam e para que servem. No Brasil foi exibido pelo SBT na década de 80 (com dublagem da Maga, pela Rede Globo entre o fim da década de 80 e o início da década de 90 (com dublagem da Herbert Richers e pela Rede Record entre 2007 e 2008 (com dublagem da VTI), além de ter sido distribuido em fitas VHS (também na década de 80 e com dublagem da Maga) e posteriormente em DVD.

A história começa, quando Sally Brown volta da escola e reclama para Charlie Brown que ela tem dificuldade de abrir seu armário, porque não consegue alcança-lo. Na manhã seguinte, Charlie Brown promete que a partir de agora, irá ajudá-la a abrir seu armário todos os dias, e Sally o leva para sua classe para uma apresentação do mostre e conte, deixando seu irmão constrangido

Enquanto andava pelo corredor, Charlie Brown vê um pôster de eleição para o Presidente do Corpo Estudantil. Linus acha que Charlie Brown seria um grande presidente, embora Charlie Brown duvidasse disso, já que ninguém votaria nele, e Lucy se indica como gerente de campanha e realiza uma pesquisa com todos os estudantes, confirmando que ninguém votaria no Charlie Brown. Então Sally sugere Linus para se candidatar a presidente, e Lucy faz outra pesquisa, que é quase unanimemente favorável a Linus, então ele entra na eleição, competindo contra um outro menino chamado Russell Anderson.

A campanha de Linus, é assistida por Lucy e Charlie Brown, e observam que Linus esta conseguindo liderar bastante nas pesquisas contra Russell Anderson (que provavelmente apareceu no filme Um Menino Chamado Charlie Brown). Em uma assembléia, Linus e Russell fazem um discurso de campanha, com Linus recebendo uma resposta arrebatadora da platéia. No entanto, em uma assembléia subsequente, ele comete um grande erro quando começa a falar sobre a Grande Abóbora. Fazendo o público rir e deixa sua irmã furiosa.

Quando o dia das eleições finalmente chegam, é um caso de vaivém com a liderança mudando de mãos várias vezes. Os votos estão empatados quando a votação final é submetida pelo próprio Russell, que decidiu que Linus seria um presidente melhor; ao realizarem a contagem final da votação, de 84 a 83, ficou declarado que Linus foi o vencedor. Após sua vitória, Sally leva Linus até o diretor, para falar sobre as ideias propostas. Ao sair da sala nervoso, Linus conta para Sally que somente o diretor tem o direito de estabelecer as leis propostas. Chate, Sally acusa Linus de vender suas ideias como todos os outros políticos. Ela chuta o armário com raiva e vai embora, sem percebe que finalmente o abriu.

Notas da Produção

[editar | editar código-fonte]

O enredo do especial Você não foi eleito, Charlie Brown, foi tirado de uma história de Peanuts que foi publicada em outubro de 1964. Na história original, Linus concorre à presidência da escola com Charlie Brown como seu companheiro de chapa, no entanto, seu oponente nunca foi visto ou mencionado na história. Linus explode a eleição (e a oferta de Charlie Brown para o vice-presidente) depois de mencionar sobre A Grande Abóbora em seu discurso final e fazer o público rir – novamente depois de liderar as pesquisas na época. Este especial foi ao ar sob o título Você é eleito Charlie Brown . Posteriormente, foi alterado depois que Charles Schulz percebeu que Charlie Brown não era eleito e ele nem concorre. Isso explica por que existe um sinal de intercalação entre as palavras "Você" e "Eleito" no quadro-negro (não houve tempo para refazer toda a celebridade).

Trilha Sonora

[editar | editar código-fonte]

A música para o especial, foi composta por Vince Guaraldi além de ser dirigida e organizada por John Scott Trotter . A partitura foi realizada pelo Quinteto Vince Guaraldi em 22 de agosto de 1972, no Wally Heider Studios, com Tom Harrell (trompete), Pat O'Hara (flauta), Seward McCain (baixo) e Glenn Cronkhite (bateria).[3] O especial marcou a estreia do tema de "Joe Cool", um dos disfarces do Snoopy quando ele invade a escola e quem cantou foi Vince Guaraldi.

  1. "Incumbent Waltz (Theme from You're Not Elected, Charlie Brown)" (variation No. 1)
  2. "You're Not Elected, Charlie Brown" (vocal version)
  3. "Incumbent Waltz (Theme from You're Not Elected, Charlie Brown)" (variation No. 2)
  4. "Oh, Good Grief"
  5. "Fast Piano Jazz"
  6. "Blue Charlie Brown" (up-tempo version)
  7. "Incumbent Waltz (Theme from You're Not Elected, Charlie Brown)" (variation No. 3)
  8. "Trombone" [Teacher talks]
  9. "Linus and Lucy"
  10. "Poor Charlie Brown"
  11. "Joe Cool" (lead vocal: Vince Guaraldi)
  12. "Incumbent Waltz (Theme from You're Not Elected, Charlie Brown)" (variation No. 4)
  13. "Dilemma"
  14. "Woodstock's Wake-Up"
  15. "Joe Cool" (instrumental)
  16. "Deserted Charlie Brown" (a variation of "Oh, Good Grief")
  17. "You're Not Elected, Charlie Brown" (slow piano version)
  18. "You're Not Elected, Charlie Brown" (Dixieland version)
  19. "Linus and Lucy" (chimes version)
  20. "You're Not Elected, Charlie Brown" (Dixieland version)

Mas até o momento, não foi lançado nenhuma trilha sonora oficial para Você Não Foi Eleito, Charlie Brown, embora algumas partes musicais tenham sido disponibilizadas em vários álbuns de compilação: [4][5]

  • As versões vocais e instrumentais ampliadas de "Joe Cool" e "Incumbent Waltz (Tema de você não é eleito, Charlie Brown )" (variação nº 4) apareceram em Vince Guaraldi e The Lost Cues da Charlie Brown Television Especiais (2007) [6]
  • "Oh, Good Grief" e a versão com toques da música Peanuts, " Linus and Lucy " apareceram em Vince Guaraldi e The Lost Cues do Charlie Brown Television Specials, Volume 2 (2008).[7]

Edições da ABC

[editar | editar código-fonte]

Em outubro de 2006, o especial começou a exibir o seguinte: É A Grande Abóbora, Charlie Brown na ABC . Para encaixar as duas promoções em um período de uma hora, foram feitas as seguintes edições em Você Não Foi Eleito, Charlie Brown :

  • A cena de abertura em que Sally chega da escola e anuncia que nunca mais vai voltar, depois leva o irmão para o mostre e conte (exceto Snoopy preparando o café da manhã e o almoço para Charlie Brown e Sally) foi completamente removida.
  • A parte em que Lucy disse a Charlie Brown que ele nunca seria eleito na segunda vez foi cortada.
  • Woodstock subindo e descendo para obter tinta foi encurtado.
  • O talk show de Linus e Lucy foi encurtado.
  • A parte em que Linus conta à platéia durante seu discurso sobre "salários gerais para custodiantes, professores e todo o pessoal administrativo" foi removida.
  • A música tema deste especial, "Você é eleito, Charlie Brown", foi substituída por " Linus e Lucy " na sequência do título.
  • No segmento final, Sally chutou o armário e forçou-o a abrir. Na versão ABC, o armário ficou fechado e os créditos do ABC rolaram.
  • As partes da música de Vince Guaraldi foram adicionadas às cenas (incluindo Charlie Brown sendo "eleito" e um discurso de Beethoven) sem música.

Mídia Doméstica

[editar | editar código-fonte]

O especial foi lançado pela primeira vez em vídeo cassete nos anos 80 pela Hi-Tops Video . Em 25 de junho de 1994, ele acompanhou o Foi Um Curto Verão, Charlie Brown em um lançamento Snoopy Dupla Apresentação da Paramount Home Entertainment . Foi lançado em DVD duas vezes, primeiro como um "bônus" no dia 12 de setembro de 2000 É a grande abóbora, Charlie Brown em DVD,[8] em seguida, em sua própria como parte da Warner Home Video line 'Edição Remasterizada Deluxe' dos especiais de Peanuts em 7 de outubro de 2008.[9]

Remake da Warner Bros

[editar | editar código-fonte]

Em 2008, o iTunes lançou um quase remake de Você Não Foi Eleito, Charlie Brown, da Warner Bros., como o primeiro da série Peanuts Motion Comics . O webisode de duas partes, intitulado "Linus para Presidente / A Eleição", seguiu os segmentos originais das histórias em quadrinhos em vez do especial da TV. Foi lançado sob a permissão da esposa de Charles Schulz, Jeannie. Em vez da animação especial tradicional de Peanuts, a Warner Bros. usou os segmentos de quadrinhos originais e usou uma tecnologia mais recente para mover as partes do corpo dos personagens.

Referências

  1. Woolery, George W. (1989). Animated TV Specials: The Complete Directory to the First Twenty-Five Years, 1962-1987. Scarecrow Press. [S.l.: s.n.] pp. 472–473. ISBN 0-8108-2198-2 
  2. Terrace, Vincent (2013). Television Specials: 5,336 Entertainment Programs, 1936-2012. McFarland & Co 2nd ed. [S.l.: s.n.] ISBN 9780786474448 
  3. Bang, Derrick. «Vince Guaraldi Timeline». Derrick Bang, Scott McGuire. Consultado em 25 de junho de 2020 
  4. Bang, Derrick. «Vince Guaraldi's Peanuts Song Library: You're Not Elected, Charlie Brown». Derrick Bang, Scott McGuire. Consultado em 11 de março de 2020 
  5. Bang, Derrick. «Vince Guaraldi on LP and CD». Derrick Bang, Scott McGuire. Consultado em 25 de fevereiro de 2020 
  6. You're Not Elected, Charlie Brown (em inglês) no AllMusic. Acessado em 11 March 2020.
  7. You're Not Elected, Charlie Brown (em inglês) no AllMusic. Acessado em 11 March 2020.
  8. «Charlie Brown/Peanuts Specials - It's The Great Pumpkin, Charlie Brown (& You're Not Elected, Charlie Brown)». TVShowsOnDVD.com. Consultado em 1 de novembro de 2008. Cópia arquivada em 3 de outubro de 2009 
  9. Lambert, David (25 de agosto de 2008). «Charlie Brown/Peanuts Specials - Warner's Official Press Release for You're Not Elected, Charlie Brown: Remastered Deluxe Edition». TVShowsOnDVD.com. Consultado em 1 de novembro de 2008. Cópia arquivada em 13 de outubro de 2008 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]