Informatização

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Informatização é a aplicação da informática às atividades de uma empresa.[1] A informática pode ser entendida como ciência que estuda o conjunto de informações e conhecimentos por meios digitais.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Hoje em dia, o computador é uma ferramenta de trabalho que é indispensável, pois ele está presente em vários ramos da atividade humana.

Num mundo globalizado e cada vez mais competitivo, é essencial que as pessoas pertencentes à população economicamente ativa, dominem as funções básicas de informática, tendo em vista que a expansão de setores da economia como o terciário, fez aumentar o uso de computadores. Por isso, não se pode mais ignorar a presença dessa ferramenta tão útil no dia a dia.[2]

Portanto, com a necessidade de criar ferramentas que facilitassem o seu trabalho diário, o homem passou a aprimorar cada vez mais os computadores, pois a sua utilização não apenas poupa tempo e dinheiro, mas também permite a possibilidade de uma gestão cada vez melhor de estoques, informações, serviços etc.[3]

Por muito tempo, o homem produziu, criou ou simplesmente modificou seu habitat de forma direta, delegando missões a pessoas e esperando a resposta, que por vezes se fazia demorada. Entretanto, com o advento do computador, o trabalho se tornou mais ágil e com resposta imediata, sendo possível a troca imediata de informações no ambiente corporativo.

Nesse contexto, a sociedade tem se tornado cada vez mais dependente desta nova ferramenta de trabalho, que não só está inserida na forma de computadores de mesa (desktop), mas também em: consoles,smartphones, sistemas embarcados, etc. Atualmente, com o mundo cada vez mais conectado, e o aparecimento de tecnologias de integração de dados em tempo real e machine learning, a informática aparece como o elemento central do movimento tecnológico conhecido como indústria 4.0.

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Referências

  1. «Infopédia.». Consultado em 18 de novembro de 2018 
  2. CARVALHO, J.A. Informática Para Concursos - 5ª Edição. São Paulo: Editora Método, 2013.
  3. FILHO, Armando Benini. Informática: Conceitos e Aplicações. São Paulo: Editora Érica, 2009.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • SAMPAIO, Antônio Benedito Coimbra. Introdução à Ciência da Computação. Belém: [S.n], 1999. 202p.