Pensamento positivo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pensamento positivo é uma corrente da psicologia aplicada, difundida frequentemente em cursos e seminários de treinamento ou motivação.

A ideia de pensamento positivo baseia-se na crença de que manter pensamentos centrados em temas positivos, de bem estar e sucesso pesssoal pode melhorar as condições psicológicas de um indivíduo e, consequentemente, trazer resultados realmente positivos ao alterar seu comportamento. Por outro lado, certas correntes místicas ou metafísicas acreditam que o pensamento positivo pode influenciar a realidade ao alterar o pensamento de outras pessoas e atrair acontecimentos positivos para o indivíduo que o pratica. Usando o exemplo do sorriso, cada vez que você sorri, você faz uma massagem de bem-estar no seu cérebro. O ato de sorrir ativa as mensagens neurais que beneficiam sua saúde e felicidade. Por isso o simples fato de sorrir todos os dias, ativa a liberação de neuropeptídeos que atuam no combate ao estresse. Os neuropeptídeos são moléculas minúsculas que permitem que os neurônios se comunicam. São eles que ajudam o corpo inteiro quando estamos felizes, tristes, zangados, deprimidos ou excitados. Os neurotransmissores do bem-estar - dopamina, endorfina e serotonina - são liberados quando um piscar também no rosto. Isso não só relaxa seu corpo, mas também pode diminuir sua freqüência cardíaca e pressão arterial[1].

Representantes conhecidos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Pensamento positivo

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.