Norman Vincent Peale

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Norman Vincent Peale
Nascimento 31 de maio de 1898
Bowersville, Estados Unidos da América
Morte 24 de dezembro de 1993 (95 anos)
Pawling, Estados Unidos da América
Nacionalidade Estados Unidos Norte-americano
Ocupação Escritor e pastor
Magnum opus O poder da gestão ética

Norman Vincent Peale (31 de maio de 1898, Bowersville, Ohio, Estados Unidos24 de dezembro de 1993, Pawling, New York, Estados Unidos) foi um pastor e escritor americano de teorias sobre o pensamento positivo.

É considerado nos Estados Unidos, o ministro dos "milhões de ouvintes", o doutor em "terapêutica espiritual". Tornou-se popular através da sua constante colaboração na imprensa, dos seus programas de rádio e de televisão, bem como pelos notáveis volumes em que se tem reunindo o melhor dos seus sermões.

Citações[editar | editar código-fonte]

  • "O mal de quase todos nos é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica."
  • "O pensamento positivo pode vir naturalmente, mas também pode ser aprendido e cultivado, mude os seus pensamentos e mudará o seu mundo."
  • "Os covardes nunca tentam, os fracassados nunca terminam, os vencedores nunca desistem."

[1] "O Poder do Pensamento Positivo", seu mais importante livro, é a compilação de princípios apresentados pelo autor em centenas, talvez milhares, de palestras, artigos, pregações religiosas visando a difundir um método simples e compreensível pelo qual o leitor poderá, segundo o autor, chegar à espécie de vida que deseja. Trata-se de um livro de auto-ajuda com apoio espiritual. Esse livro foi editado pela primeira vez em 1952 (obs.: essa data foi obtida em um site e não no livro citado, portanto, embora coerente, não pode ser atestada no momento).

[2] Este também é um livro de auto-ajuda, originado depois de centenas de cursos para adultos ministados pelo autor a partir de 1912. Como o livro de Peale, procura ensinar técnicas para combater a depressão, criar auto-confiança, eliminar preocupações (cap. 9 do livro de Peale: "Como acabar com as preocupações". Curiosamente, Dale Carnegie escreveu o livro "Como evitar preocupações e começar a viver" [3]

É interessante observar que, em Viena Freud [4] morto em 1939, criou a Psicanálise após anos de exercício da medicina nas áreas de neurologia e psiquiatria, em um período equivalente àquele em que eram desenvolvidas essas técnicas práticas de auto-ajuda nos Estados Unidos.

Referências

  1. livro "O Poder do Pensamento Positivo" 1ª edição em português - Editora Cultrix - 1957
  2. livro "Como fazer amigos e Influenciar Pessoas" por Dale Carnegie 1ª edição em português - Companhia Editora Nacional - 1939
  3. livro em português da Cia. Editora Nacional de 1949
  4. Wikipedi - Sigmund Feud
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Norman Vincent Peale
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.