Dale Carnegie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Dale Carnegie
Nascimento 24 de novembro de 1888
Maryville, Estados Unidos
Morte 1 de novembro de 1955 (66 anos)
Nova Iorque, Estados Unidos
Nacionalidade Estados Unidos Norte-americano
Progenitores Mãe: Amanda Elizabeth Harbson
Pai: Willians James Carnagey
Ocupação Escritor e orador

Dale Carnegie (Carnagey até 1922) (Maryville, Missouri, 24 de novembro de 1888Nova Iorque, Nova Iorque, 1 de novembro de 1955) foi um escritor e orador norte-americano.

Autógrafo.

Autor de best-sellers como Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (1936) e Como Evitar Preocupações e Começar a Viver, graças ao sucesso obtido chegou a ser conselheiro de líderes mundiais. Escreveu colunas em diversos jornais e teve o seu próprio programa de rádio.

Fundou o que é hoje uma rede mundial de mais de 3.000 instrutores e escritórios em aproximadamente 97 países que já formou mais de 9 milhões de pessoas no mundo.

Embora seja um livro com princípios, de relatos verídicos de participantes de seus treinamentos, plo Livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” surgiu em 1936, 24 anos após o primeiro treinamento ministrado pelo próprio Dale Carnegie e muitos estudiosos que não conhecem o treinamento o consideram como um livro de "auto-ajuda", como inspiração, pois para ser considerado um livro científico, seriam necessárias fontes e principalmente um trabalho de pesquisa, que não é apresentado no livro.

Dale Carnegie não possui nenhum parentesco com o empresário Andrew Carnegie.

O interesse de Dale Carnegie por temas relacionados ao sucesso nos relacionamentos, inicia em um período em que todo os Estados Unidos buscavam por esse tipo de informação, então Dale Carnegie utilizando de seu carisma e experiência como locutor de rádio torna-se conferencista, inspirando milhares de pessoas em suas crenças e em sua própria filosofia.

Sobre sua mudança de nome, Carnegie cita em seu livro que o fez pois considerava seu nome pouco comercial.

A estratégia de mudança de sobrenome para que tenha o sobrenome igual a uma das pessoas mais ricas dos EUA, não foi considerada nos EUA como crime de falsidade ideológica, pois esse trâmite aconteceu dentro do que previa a legislação americana.

Nem o sr Andrew Carnegie pode manifestar-se a respeito pois, Andrew Carnegie faleceu no dia 11 de agosto de 1919 e a mudança de nome de Dale Carnagey ocorreu em 1922, em três anos após seu falecimento.

Mesmo assim, Dale Carnegie demorou a beneficiar-se da mudança de nome, pois nos primeiros anos de seu trabalho, ele ainda era pouco conhecido, mesmo com a mudança de nome, pois seu principal livro só foi publicado em 1936.

Biografia[editar | editar código-fonte]

De família humilde, a sua infância foi vivida no pequeno vilarejo de Maryville. Embora trabalhasse duro com os seus pais em uma pequena fazenda, o seu maior interesse eram os estudos, logrando graduar-se na faculdade estadual de Warrensburg.

Foi vendedor e aspirante a ator. Apesar de seu perfil modesto tornou-se famoso por sua ênfase na melhoria do ser humano.

Seu primeiro emprego depois da faculdade foi vendedor de cursos por correspondência para pecuaristas, depois começou a vender toucinho, sabão e banha de porco para a Armor & Company. Em 1912, em Nova York o Dale Carnegie (então Carnagey, já que em 1922 viria a mudar a grafia do seu nome de "Carnagey" para "Carnegie") começou a ministrar treinamentos na arte de falar em público. Posteriormente nasceu sua vontade em tornar-se um conferencista. Decidiu estudar na Academia de Artes Dramáticas para perder a timidez e inciou a trabalhar como ator em filmes da época.

Após terminada sua modesta incursão como Dr. Hartley no road show Polly do Circo. Voltou a ministrar treinamentos na arte das Relações Humanas e Como Falar em Público. (Informações mais precisas na Wikipédia Americana).(Fonte: Wikipedia Americana)

Dale Carnegie faleceu da doença de Hodgkin's (uma forma de câncer que se origina nos gânglios do sistema linfático).

A sua obra, Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas é, ainda hoje, das obras mais lidas em seu tema, e a empresa que fundou, a Dale Carnegie Training, é hoje uma organização multinacional que se tornou líder mundial em treinamentos empresariais.

Mais de 60 milhões de cópias dos livros de Dale Carnegie foram impressas e publicadas em 38 idiomas.

Em 2012 foi lançada no Brasil a Biografia de Dale Carnegie intitulada "A Vida de DALE CARNEGIE e sua Filosofia de Sucesso" do escritor e Delegado Federal Carlos Roberto Bacila. O livro conta a vida e a filosofia de DALE CARNEGIE, auto entitulado como o maior gênio e cientista das relações humanas, tanto no nível profissional quanto pessoal. Para descobrir os segredos de sua vida e do seu método de estudo, trabalho, e, principalmente, de sucesso, o autor percorreu vastos territórios nos Estados Unidos, desde o Rio 102 e a Universidade de Warrensburg no Missouri até o Harlem e o Queens em New York, acompanhando passo a passo a história pessoal de Carnegie e as raízes de seu pensamento. Livro publicado pela Editora Belton.

Obras publicadas[editar | editar código-fonte]

  • Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (How to Win Friends and Influence People) (1936)
  • Como Evitar Preocupações e Começar a Viver ("How to Stop Worrying and Start Living)
  • Como Falar em Público e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios (The Quick and Easy Way to Effective Speaking)
  • Como Desfrutar da sua Vida e do seu Trabalho (How to Enjoy Your Life and Your Job)
  • O Líder em Você (The Leader in You)
  • Administrando Através das Pessoas
  • Lincoln - Esse Desconhecido
  • Como Venceram os Grandes Homens
  • Como Falar Facilmente

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Em 1941, embalado pelo sucesso de Dale Carnegie, Irving Tressler escreveu uma paródia intitulada Como Perder Amigos e Aborrecer Pessoas. Plagiou a capa da obra original, nela colocando a própria fotografia, indicando num dos cantos: "Um milhão de cópias a vender".

Tressler suicidou-se em 1944, aos 35 anos de idade. Por causa da similaridade de títulos e de capas, à época muitas pessoas associaram-no a Dale Carnegie, tendo corrido o boato de que Carnegie tinha se suicidado.


História[editar | editar código-fonte]

Dale Carnegie nasceu em Maryville, Missoure, a 24 de novembro de 1888 e faleceu dia 1 de novembro de 1955, em Forest Hills, Nova York, com a Doença de Hodgkin's.

Ele passou sua infância numa pequena e pobre vila de Maryville, desde pequeno trabalhando com os seus pais (William James Carnagey e Amanda Elizabeth Harbison) na fazenda como agricultor.

Dale foi muito influenciado pelos seus pais, com sua mãe ele aprendeu a ser crente, aproveitar a vida, ser feliz, entre outras coisas, como fazer peças na igreja, assim criando sua primeira experiência com o teatro e com a oratória. E com seu pai aprendeu a nunca desistir, trabalhar duro e curtir as pequenas coisas da vida, mesmo que essas coisas não lhe tragam dinheiro e reconhecimento.

Mesmo sendo muito pobres, seus pais conseguiram o colocar em uma escola boa, na qual foi um dos maiores fatores para que ele seguisse o caminho da oratória.

Trabalhou depois como vendedor de cursos por correspondência para donos de ranchos e depois vendendo sabão, bacon e banha. Quase seguiu a carreira de ator, mas desistiu e tornou-se conhecido pelas suas grandes ideias que procuravam melhorias humanas.

Carnegie trabalhou na Pesquisa da Ciência e do Sucesso com a coordenação de Napolean Hill e começou a gostar muito das pessoas. Foi assim que viajou para Nova York e leccionou na Escola Cristã.

Ele mudou o seu nome de "Carnagey" para Carnegie e começou a dar palestras em 1926 (Falar em público: um curso prático para homens de negócios).

Casou-se, mas divorciou-se em 1931, tendo um segundo casamento em 5 de novembro de 1944 com Dorothy Vanderpool, que já tinha duas filhas do seu primeiro casamento.

O seu maior reconhecimento surgiu devido ao lançamento dos seus livros "Como fazer amigos e influenciar pessoas" e "Como evitar preocupações e começar a viver". Foi também colunista de vários jornais e teve o seu programa de rádio, além de fundar uma organização internacional chamada "Dale Carnegie Training" com mais de 2700 instrutores em aproximadamente 80 países, sendo considerada líder mundial em formações para empresas.


Ideias de Dale Carnegie

Os principais ensinamentos de Carnegie eram em relação à transformação das pessoas. Ele desenvolveu este dom através da Pesquisa de Sucesso realizada com Napolean Hill.

A sua maior conquista, além de todo o conhecimento que passou nos seus Best-sellers, foi a criação da "Dale Carnegie Training", fundada em 1912, e presente em mais de 80 países.

O processo do curso é bastante dinâmico e atrai a atenção de várias empresas e empreendedores do mundo inteiro tendo como principal objectivo ensinar as pessoas a mudar com as mudanças e conviver bem com as demais pessoas.

O curso "Dale Carnegie Training" possui cinco etapas que fazem parte de um ciclo: construir autoconfiança, fortalecer as habilidades com as pessoas, melhorar a comunicação com as pessoas, estimular o espírito de liderança e reduzir o stress do dia a dia.


Obras de Dale Carnegie

O grande escritor, pioneiro de livros de auto-ajuda, possui diversas obras, mas a que mais se destacou na literatura, tendo mais de 50 milhões de obras vendidas no mundo inteiro foi o livro "Como fazer amigos e influenciar pessoas", lançado em 1930. As dicas de relações interpessoais servem não somente para a vida profissional dos leitores, como também para a sua vida pessoal, pois é recheado de conselhos.

Outro livro muito conhecido de Dale Carnegie é "Como evitar preocupações e começar a viver". Com mais de 15 milhões de exemplares vendidos e traduzido em mais de 36 idiomas, ele é considerado um grande manual de formação para a auto-estima e a motivação na vida profissional de qualquer pessoa. Ele mostra como é possível deixar as preocupações de lado e viver de forma mais saudável através de diversas técnicas.

"Como Falar em Público e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios" ensina como conquistar e divertir a plateia de acordo com a expressão do orador.

Outras obras de Dale Carnegie que valem a pena ser lidas devido à grande bagagem de ensinamentos e conselhos sobre relações interpessoais são:

  • Como Desfrutar da sua Vida e do seu Trabalho
  • O Líder em Você
  • Administrando Através das Pessoas
  • Lincoln - Esse Desconhecido
  • Como Venceram os Grandes Homens

Frases de Dale Carnegie

Devido à sua grande fama em ajudar as pessoas e estudar o comportamento humano, Dale Carnegie possui diversas frases famosas, sendo as principais:

  • "A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje."
  • "A felicidade não depende do que você é ou do que tem, mas exclusivamente do que você pensa."
  • "Interessando-nos pelos outros, conseguimos fazer mais amigos em dois meses do que em dois anos a tentar que eles se interessem por nós."
  • "A única forma de vencer uma discussão é evitá-la."
  • "Muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança de sucesso."

Vale a pena conhecer outras frases ou ler as suas obras para aprender um pouco mais sobre a relação com as pessoas e melhorar a sua convivência não somente no trabalho, mas também na sua vida pessoal.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Dale Carnegie
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.