Dale Carnegie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dale Carnegie
Nome completo Breckenridge Carnegie
Data de nascimento 24 de novembro de 1888
Local de nascimento Maryville, Estados Unidos da América
Nacionalidade Estados Unidos Norte-americano
Data de morte 1 de novembro de 1955 (66 anos)
Local de morte Nova Iorque, Estados Unidos da América
Ocupação Escritor e orador
Magnum opus Como fazer amigos e influenciar as pessoas

Breckenridge Carnegie (Carnagey até 1922) (Maryville, Missouri, 24 de novembro de 1888Nova Iorque, Nova Iorque, 1 de novembro de 1955) foi um escritor e orador norte-americano.

Autógrafo.

Autor de best-sellers como Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (1936) e Como Evitar Preocupações e Começar a Viver, graças ao sucesso obtido chegou a ser conselheiro de líderes mundiais. Escreveu colunas em diversos jornais e teve o seu próprio programa de rádio. Fundou o que é hoje uma rede mundial de mais de 2.700 instrutores e escritórios em aproximadamente 90 países em todo o mundo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

De família humilde, a sua infância foi vivida no pequeno vilarejo de Maryville. Embora trabalhasse duro com os seus pais em uma pequena fazenda, o seu maior interesse eram os estudos, logrando graduar-se na faculdade estadual de Warrensburg.

Foi vendedor e aspirante a ator. Apesar de seu perfil modesto tornou-se famoso por sua ênfase na melhoria do ser humano.

Seu primeiro emprego depois da faculdade foi vendedor de cursos por correspondência para pecuaristas, depois começou a vender toucinho, sabão e banha de porco para a Armor & Company. Em 1912, em Nova York o Dale Carnegie (então Carnagey, já que em 1922 viria a mudar a grafia do seu nome de "Carnagey" para "Carnegie") começou a ministrar treinamentos na arte de falar em público. Posteriormente nasceu sua vontade em tornar-se um conferencista. Decidiu estudar na Academia de Artes Dramáticas para perder a timidez e inciou a trabalhar como ator em filmes da época.

Após terminada sua modesta incursão como Dr. Hartley no road show Polly do Circo. Voltou a ministrar treinamentos na arte das Relações Humanas e Como Falar em Público. (Informações mais precisas na Wikipédia Americana).(Fonte: Wikipedia Americana)

Dale Carnegie faleceu da doença de Hodgkin's (uma forma de câncer que se origina nos gânglios do sistema linfático).

A sua obra, Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas é, ainda hoje, uma das mais lidas em todo o mundo, com cerca de 50 milhões de obras vendidas em todo o mundo, e a empresa que fundou, a Dale Carnegie Training, é hoje uma organização multinacional que se tornou líder mundial em treinamentos empresariais.

Mais de 70 milhões de cópias dos livros de Dale Carnegie foram impressas e publicadas em 38 idiomas.

Em 2012 foi lançada no Brasil a Biografia de Dale Carnegie intitulada "A Vida de DALE CARNEGIE e sua Filosofia de Sucesso" do escritor e Delegado Federal Carlos Roberto Bacila. O livro conta a vida e a filosofia de DALE CARNEGIE, o maior gênio e cientista das relações humanas, tanto no nível profissional quanto pessoal. Para descobrir os segredos de sua vida e do seu método de estudo, trabalho, e, principalmente, de sucesso, o autor percorreu vastos territórios nos Estados Unidos, desde o Rio 102 e a Universidade de Warrensburg no Missouri até o Harlem e o Queens em New York, acompanhando passo a passo a história pessoal de Carnegie e as raízes de seu pensamento. Livro publicado pela Editora Belton.

Obras publicadas[editar | editar código-fonte]

  • Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (How to Win Friends and Influence People) (1936)
  • Como Evitar Preocupações e Começar a Viver ("How to Stop Worrying and Start Living)
  • Como Falar em Público e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios (The Quick and Easy Way to Effective Speaking)
  • Como Desfrutar da sua Vida e do seu Trabalho (How to Enjoy Your Life and Your Job)
  • O Líder em Você (The Leader in You)
  • Administrando Através das Pessoas
  • Lincoln - Esse Desconhecido
  • Como Venceram os Grandes Homens

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Em 1941, embalado pelo sucesso de Dale Carnegie, Irving Tressler escreveu uma paródia intitulada Como Perder Amigos e Aborrecer Pessoas. Plagiou a capa da obra original, nela colocando a própria fotografia, indicando num dos cantos: "Um milhão de cópias a vender".

Tressler suicidou-se em 1944, aos 35 anos de idade. Por causa da similaridade de títulos e de capas, à época muitas pessoas associaram-no a Dale Carnegie, tendo corrido a notícia de que Carnegie tinha se suicidado.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Dale Carnegie
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.