Respeito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete respeito.
Placa sobre respeito em São João da Barra.

Respeito designa um sentimento positivo, consideração pelas qualidades reais do respeitado, seja uma pessoa ou para entidade (como nação, religião, política, dentre outros), e também ações específicas e condutas representativas daquela estima.[1] Não deve ser confundido com tolerância, porque essa não implica necessariamente algum sentimento positivo.

A palavra respeito vem do latim respectus, particípio passado de respicere, “olhar outra vez”, de re-, “de novo”, mais specere, “olhar”. A ideia é de que algo que se tenha feito seja valorizado e reconhecido.

A noção de respeito implica que pode ser aplicado para uma pessoa que fez algo certo, mas também para qualquer coisa afirmada no passado como uma promessa, lei, acordo, dentre outros. Isto também é porque na maioria dos idiomas, é dito que o respeito deve ser merecido.

Outro uso do termo respeito é quando alguém fala sobre um tema específico com respeito, por exemplo, sobre diferentes crenças, condutas ou religiões. Isso quer dizer que o indivíduo debateu sobre o assunto de forma sensível e prudente.

A respeito de e com respeito a são duas expressões que servem para referenciar algo. Geralmente são substituídas por “relativamente a”.

Exemplos: “O presidente não falou a respeito de sua condenação.”

Outras expressões com a palavra respeito são:

  • Com todo o respeito – que sinaliza afirmar ou expressar uma opinião que está em desacordo com a de outra pessoa, mas de forma polida.
  • Salvo o respeito – que significa “com a licença”.
  • Em respeito de – que faz uma comparação à outra coisa.
  • De respeito – uma pessoa ou mesmo ocasião considerada importante e respeitável.
  • diz respeito – que procura indicar algo que pertence ou é de responsabilidade de alguém.

Continência militar[editar | editar código-fonte]

A continência é um sinal de cumprimento e respeito dentro e fora de todas as instituições militares. A continência é normalmente usada pelos militares para se apresentarem aos seus superiores e aos seus subalternos, além de cumprimento ao cidadão civil. Ela é usada pelos alistados para demonstrar respeito pelos oficiais e vice-versa, os oficiais por sua vez fazem continência aos oficiais de alta patente. Não retornar uma saudação de um subalterno é considerado uma ofensa.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Respeito». Biblioteca Nacional da Alemanha (em alemão). Consultado em 13 de dezembro de 2019 
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Respect».
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Respeito
Ícone de esboço Este artigo sobre sociologia ou um(a) sociólogo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.