Saltar para o conteúdo

Ácido peptonucleico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o código de aeroporto IATA, veja Aeroporto de Pamplona.
 Nota: Para o princípio da não agressão (PNA), veja Princípio da não agressão.

O ácido peptonucleico ou ácido nucleico peptídico (APN ou em inglês PNA, Peptide nucleic acid) é um polímero sintetizado artificialmente similar ao DNA e o ARN e é usado na pesquisa em biologia e medicina. Não se observou ocorrência natural do APN.

ADN e ARN tem uma coluna estrutural de açúcar deoxirribose e ribose, respectivamente, enquanto a estrutura do APN é composta de repetidas unidades de N-(2-aminoetil)-glicine unidas por ligações peptídeos. As várias bases purina e pirimidina são ligadas à coluna principal por ligações metileno carbonila. [1]

Uma vez que a espinha dorsal do PNA não contenha grupos fosfato carregados, a ligação entre os fios de PNA/DNA é mais forte que durante os fios de DNA/DNA devido à falta de repulsão eletrostática. Primeiras experiências com fios de homopirimidina (fios consistindo de apenas uma base pirimidina repetida) tem mostrado que o Tf (temperatura de "fusão) de uma timina PNA/adenina DNA dupla hélice 6-base estava a 31 °C em comparação ao equivalente DNA/DNA duplex 6-base que desnatura a uma temperatura menor do que 10 °C. As moléculas de PNA de base mista são são verdadeiros imitidores de moléculas de DNA em termos do reconhecimento da base-par. A ligação PNA/PNA é mais forte que a ligação PNA/DNA.

Referências

  1. Egholm, M., Buchardt, O., Christensen, L., Behrens, C., Freier, S.M., Driver, D. A., Berg, R.H., Kim, S.K., Nordén, B. and Nielsen, P.E. PNA Hybridizes to Complementary Oligonucleotides Obeying the Watson-Crick Hydrogen Bonding Rules. (1993) Nature, 365, 566-568.

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]