Sexburga de Ely

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Santa Sexburga de Ely
Nascimento 620/630
Morte 6 de julho de 699
Veneração por Igreja Católica
Comunhão Anglicana
Festa litúrgica 6 de julho
17 de outubro (translação)
Portal dos Santos

Sexburga de Ely (Inglês antigo: Sexburh; 620/6306 de julho de 699) foi a esposa do rei Earcomberto de Kent, bem como uma abadessa e uma santa da Igreja Católica.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Era filha do rei Ana da Ânglia Oriental. As irmãs de Sexburga foram Etelburga de Faremoutiers, Setrida, Eteldreda de Ely e, possivelmente, Vitburga de Dereham. Seu casamento com Earcomberto produziu dois filhos, ambos reis, e duas filhas. Após a morte de seu marido, em 664, Sexburga permaneceu em Kent para criar os filhos. Ela atuou como regente até que seu filho mais novo Egberto de Kent atingiu a maioridade.

Sexburga fundou abadias em Milton-next-Sittingbourne e Minster-in-Sheppey, onde sua filha Ermenilda de Ely também atuou como freira. Ela se mudou para o mosteiro de Ely, onde sua irmã Eteldreda foi abadessa, sucedendo-a quando Eteldreda morreu em 679. De acordo com Beda, em 695 Sexburga organizou a translação dos restos de Eteldreda a um sarcófago de mármore, depois de terem permanecido por 16 anos em uma vala comum. Ao abrir o túmulo, foi descoberto que o corpo estava milagrosamente preservado. A lenda é descrito em História Eclesiástica do Povo Inglês, que celebra as virtudes santas de Eteldreda, mas fala menos bem de Sexburga, referindo-se apenas ao seu casamento, a sua sucessão como abadessa e a translação das relíquias de sua irmã. A data de morte de Sexburga de Ely não é conhecida. As versões de sobreviventes da Vita Sexburge, compiladas após 1106, descrevem sua infância, seu casamento com Earcomberto, o recolhimento da vida secular e seus últimos anos como uma freira e abadessa em Ely.

Precedido por
Ema da Austrásia
Rainha consorte de Kent
640–664
Sucedido por
?

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História do Reino Unido é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.