Saltar para o conteúdo

Richardson (cratera): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Criado ao traduzir a página "Richardson (lunar crater)"
(Sem diferenças)

Revisão das 04h14min de 4 de março de 2019

Vista oblíqua da Apollo 14 , voltada para noroeste

Richardson é um grande lunar cratera de impacto localizado na Lua 's lado , logo atrás do membro oriental. Encontra-se ao sul da enorme planície murada de Harkhebi e a leste-sudeste da cratera Vestine . Apenas para o nordeste é Szilard , e para o sudeste é Artamonov .

Uma parte substancial da cratera é coberta por Maxwell , que fica do outro lado da borda, a sudoeste. A borda nordeste de Maxwell atinge o ponto médio aproximado de Richardson e, junto com a muralha externa, cobre quase metade do piso interno. O restante da borda de Richardson está desgastado e erodido, com Richardson W se intrometendo na borda noroeste e Richardson E no lado leste.

O andar interior sobrevivente de Richardson é relativamente plano, mas marcado por várias pequenas craterlets. O aro e o piso interior são cobertos por uma série de depósitos finos do impacto Giordano Bruno , localizados apenas a norte-nordeste.

Antes da nomeação formal em 1979 pela IAU , [1] esta cratera era conhecida como Cratera 114 . [2]

Crateras satélites

Por convenção, essas características são identificadas nos mapas lunares, colocando a letra ao lado do ponto médio da cratera mais próximo de Richardson.

Richardson Latitude Longitude Diâmetro
E 31,9 ° N 103,6 ° E 22   km
W 33,5 ° N 98,3 ° E 23   km

Referências

  1. Richardson , Gazetteer of Planetary Nomenclature, Grupo de Trabalho para a Nomenclatura do Sistema Planetário da União Astronômica Internacional (IAU) (WGPSN)
  2. Carta de Farside Lunar (LFC-1A)

Leitura adicional