Saltar para o conteúdo

Representação de conhecimento e raciocínio: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Enwiki
Etiquetas: Inserção de predefinição obsoleta Editor Visual Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel Edição móvel avançada
(Sem diferenças)

Revisão das 15h13min de 29 de novembro de 2022

Representação do conhecimento e raciocínio[1] é o campo da inteligência artificial (IA) dedicado a representar informações sobre o mundo em uma forma que um sistema computacional pode usar para resolver tarefas complexas, como diagnosticar uma condição médica ou ter um diálogo em uma linguagem natural. A representação do conhecimento incorpora descobertas da psicologia[2] sobre como os humanos resolvem problemas e representam o conhecimento para projetar formalismos que tornarão sistemas complexos mais fáceis de projetar e construir. A representação do conhecimento e raciocínio também incorporam descobertas da lógica para automatizar vários tipos de raciocínio, como a aplicação de regras ou as relações de conjuntos e subconjuntos.

Exemplos de formalismos de representação de conhecimento incluem redes semânticas, arquitetura de sistemas, quadros, regras e ontologias. Exemplos de mecanismos de raciocínio automatizado incluem mecanismos de inferência, provadores de teoremas e classificadores.

Referências

  1. «Representação de Conhecimento e Raciocínio — PPGI». UniRio. Consultado em 29 de novembro de 2022 
  2. Roger Schank; Robert Abelson (1977). Scripts, Plans, Goals, and Understanding: An Inquiry Into Human Knowledge Structures. [S.l.]: Lawrence Erlbaum Associates, Inc. 

Bibliografia

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Representação de conhecimento e raciocínio