Área de escape

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Uma rampa para caminhão descontrolado na A7 na Alemanha

Área de escape, pista de fuga, rampa de fuga de emergência ou cama de proteção de caminhão é um dispositivo de trânsito que permite que veículos com problemas de frenagem parem com segurança. É normalmente uma pista longa cheia de areia ou cascalho conectada a uma seção íngreme em declive de uma estrada principal e é projetada para acomodar caminhões ou ônibus de grande porte. Permite que a energia cinética de um veículo em movimento seja dissipada gradualmente de forma controlada e relativamente inofensiva, ajudando o operador a pará-lo com segurança.

Projeto[editar | editar código-fonte]

As rampas de fuga de emergência estão geralmente localizadas em áreas montanhosas, o que acarreta elevados custos de construção e dificulta a escolha do local.[1] Os projetos incluem:

  • Base da área de escape: uma rampa cheia de cascalho adjacente à estrada que utiliza resistência ao rolamento para parar o veículo.[1] O comprimento necessário da base depende da massa e da velocidade do veículo, do grau da base do para-raios e da resistência ao rolamento fornecida pelo cascalho.[2] Eles são semelhantes às armadilhas de cascalho ou areia usadas em circuitos de automobilismo em áreas de escoamento em pistas de estrada e pistas de arrasto.
  • Rampa de escape por gravidade: um caminho longo e inclinado para cima, paralelo à estrada. É necessário um comprimento substancial. O controle pode ser difícil para o motorista; os problemas incluem reversão após a parada do veículo.
  • Área de escape de pilha de areia: um pequeno comprimento de areia solta empilhada. Os problemas incluem desaceleração repentina e forte; areia sendo afetada pelas condições climáticas (umidade e congelamento); e veículos saltando e/ou capotando após entrar em contato com a pilha de areia.
  • Rampa de escape com para-raios mecânicos: um sistema proprietário de redes de aço inoxidável que atravessam transversalmente uma rampa pavimentada para engatar e retardar um veículo desgovernado. Rampas desse tipo são normalmente mais curtas que as rampas de gravidade e podem funcionar mesmo em declives.[3] Esses sistemas tendem a ser caros, mas podem economizar imóveis caros em áreas lotadas e evitar acidentes ainda mais dispendiosos. Uma dessas rampas em Avon, Connecticut, tem uma superfície de pavimento aquecida eletricamente para evitar o acúmulo de neve e gelo.[4]
  • Alternativas: como uma barreira de retenção de veículos.[2]

Localização[editar | editar código-fonte]

As áreas de escape de emergência geralmente estão localizadas em declives íngremes e sustentados, como em áreas montanhosas.[1] Longas descidas podem permitir que o veículo atinja altas velocidades e os freios do caminhão podem superaquecer e falhar devido ao uso extensivo. As rampas são frequentemente construídas antes de uma mudança crítica no raio de curvatura da estrada, ou antes de um local que possa exigir a parada do veículo, como antes de um cruzamento em uma área povoada.[2] Os critérios de colocação podem variar de uma região/país para outro.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c DOT Arizona (maio–junho de 1993). «Full-Scale Arrester Bed Testing Leads to More Cost-Effective Design» (PDF). TR News (166): 20–21. Consultado em 23 de julho de 2006 
  2. a b c Design Manual - Auxiliary Lanes (PDF). [S.l.]: Washington State Department of Transportation. Maio de 2006. Chapter 1010, pp. 4–5. Cópia arquivada (PDF) em 24 de setembro de 2005 
  3. «Highway 11 Runaway Truck Ramp». Ontario Ministry of Transportation. 26 de junho de 2009. Consultado em 18 de novembro de 2016. Cópia arquivada em 6 de maio de 2012 
  4. «Archived copy» (PDF). Consultado em 17 de dezembro de 2011. Arquivado do original (PDF) em 5 de setembro de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]