Erik Orsenna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Érik Orsenna)
Erik Orsenna
Erik Orsenna
Erik Orsenna, Março 2008
Nascimento 22 de março de 1947 (77 anos)
Paris,  França
Prémios Prémio Goncourt (1988)
Género literário Romance, conto
Movimento literário Pós-modernismo

Erik Arnoult (Paris,[1] 22 de março de 1947[2][3]) é um romancista e académico francês mais conhecido pelo pseudónimo de Érik Orsenna.[4] Foi ao romance de Julien Gracq A Costa Das Sirtes que foi buscar o pseudónimo.[3] Orsenna é o nome da a cidade velha que surge nesse livro de 1951.

Celebrizado em 1988 pelo seu romance A Exposição Colonial, que venceu o prémio Gouncourt,[2][3] Orsenna é membro da Academia Francesa desde 1998[1][2][3][4] e um autor prolífero. Tem editados em Portugal também os livros O Jardineiro do Rei, História do Mundo em Nove Guitarras, Dois Verões e A Empresa das Índias. Este último, publicado em Março de 2010, é uma biografia ficcionada de Bartolomeu Colombo, cartógrafo em Lisboa no final do século XV. É através dos seus olhos que Orsenna conta a vivência portuguesa de Cristóvão Colombo, o descobridor das Américas. Numa entrevista ao Diário de Notícias, Orsenna explica, porém, que Lisboa é a verdadeira personagem principal do seu romance e descreve a cidade portuguesa como sendo na época "a capital da curiosidade".

Dos livros não traduzidos para português destacam-se Voyage aux Pays du Cotton, uma reportagem sobre o cultivo do algodão em vários países e testemunho da globalização, e Le Gulf Stream, um ensaio sobre a Corrente do Golfo, um tema marítimo que realça a experiência pessoal de Orsenna como navegador.

Formado em Filosofia, Ciências Políticas e Economia,[1][2][3] Orsenna foi conselheiro cultural do Presidente francês François Mitterrand[4] entre 1983 e 1985.[2][3] Recentemente fez parte da chamada Comissão Attali, que apresentou em 2008 ao Presidente francês Nicolas Sarkozy um programa de relançamento da economia.

Obras[editar | editar código-fonte]

Com o nome de Erik Arnoult[editar | editar código-fonte]

Com o nome de Erik Orsenna[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Erik Orsenna


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.