.pro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
.pro
PRO Official Logo.gif
Criado em 2004
Tipo de TLD Domínio de Topo Genérico
Status Ativo
Responsável RegistryPro
Criado para Uso para negócios por profissionais qualificados
Uso Atual Internet & profissionais de tecnologia da informação, consultores, profissionais do setor imobiliário, profissionais da área financeira e contabilidade, engenheiros, advogados, profissionais de comunicação, profissionais da área médica
Restrições de registro Credenciais dos candidatos são auto-certificadas antes do registo
Estrutura Domínios de segundo nível .pro estão disponíveis para todos que são do governo e de empresas certificadas
Documentos ICANN registry agreement

O domínio .pro é um domínio genéricos de primeiro nível no Sistema de Nomes de Domínios da Internet. Seu nome é derivado de "profissional", indicando a sua utilização por profissionais qualificados. O domínio foi lançado originalmente em junho de 2004 com suas inscrições restritas a advogados, contadores, médicos e engenheiros na França, Canadá, Alemanha, Reino Unido e dos Estados Unidos.

Em março de 2005, o secretário EnCirca introduziu seu serviço ProForwarding controverso que permitiu indivíduos e empresas registar domínios .pro através de uma procuração, por US$ 99,00. O total de registros chegou a 6.899 em janeiro de 2008. Após a consulta com a ICANN, o domínio foi relançado em setembro de 2008 com um mandato mais amplo para incluir profissionais do governo certificadoss em todos os países.[1] Inscritos são obrigados a auto-certificar a sua situação profissional e concordar com os termos de uso antes do registro e, posteriormente, fornecer informações sobre a licença de execução.

O site oficial descreve o domínio de critérios de elegibilidade da seguinte forma:[2]

  • O candidato fornece serviços profissionais.
  • O candidato é admitido ou licenciado por um órgão de certificação do governo ou entidade licenciadora de competência reconhecida por um órgão governamental que verifica regularmente a precisão de seus dados.
  • O candidato está em boa posição com a autoridade de licenciamento.

O registro do domínio permite o registo de subdomínios e domínios de terceiro nível, nos seguintes domínios de segundo nível:[1]

  • Profissões jurídicas: law.pro, avocat.pro, bar.pro, jur.pro
  • Contabilidade: cpa.pro, aaa.pro, aca.pro, acct.pro
  • Profissionais de saúde: med.pro
  • Engenharia: eng.pro

Em julho de 2010, os domínios passam a ser registrados através de 39 registradores de domínio credenciado. Em 2010, o número de domínios registrados ultrapassou 45 mil com a maioria dos domínios nos Estados Unidos (42%), seguido pela França (24%) e Rússia (5%).[3]

Referências

  1. a b Domain: ICANN Unanimously Approves RegistryPro Proposal to Expand the. Pro TLD - Tophosts.com www.tophosts.com. Página visitada em 28 de abril de 2012.
  2. RegistryPro www.registry.pro. Página visitada em 28 de abril de 2012.
  3. .PRO Registry Operator’s Report (PDF) www.icann.org (abril de 2010). Página visitada em 28 de abril de 2012.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.