.org

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
.org
Criado em 1985
Tipo de TLD Generic top-level domain
Status Activo
Responsável Public Interest Registry (operado pela Afilias)
Criado para Organizações não governamentais
Uso Atual Sites sem fins lucrativos; sites pessoais, projectos open-source, às vezes utilizado por entidades comerciais
Estrutura Registos de segundo nível são permitidos
Documentos RFC 920; RFC 1591; ICANN registry agreement

.org é o domínio de topo (TLD, em inglês: top-level domain) oficial para utilização sem restrições (qualquer tipo de site pode utiliza-lo), mas é mais utilizado pelas organizações não governamentais. .com é mais utilizado em detrimento. O domínio org é um dos Generic top-level domain, como: .com, .edu, .gov, .mil e .net, criado em Janeiro de 1985. Foi originalmente destinado a organizações sem fins lucrativos ou organizações de caráter não-comercial, que não preenchia os requisitos para outros gTLDs. A MITRE Corporation foi o primeiro grupo a registrar o domínio org como mitre.org em julho de 1985.

Inscrições no .org são processadas através de registradores credenciados em todo o mundo. Qualquer pessoa pode registrar um domínio de segundo nível, .org. Embora .org tenha sido recomendado para as entidades não-comerciais, não há restrições para inscrição. Há muitos exemplos de .org sendo utilizados por sites comerciais. .org também é comumente recomendado para uso individual (Site pessoal). O .org é diversificada, incluindo as instituições culturais, associações, esportes/equipes, religiosos, cívicos, software de código aberto (como o Wiki, Drupal, Joomla), escolas, iniciativas ambientais social/organizações fraternais, saúde, serviços jurídicos, clubes e grupos voluntários. O .org TLD foi operado desde 1 de Janeiro de 2003 pela Public Interest Registry, que assumiu o trabalho da "VeriSign Global Registry Services", uma divisão da VeriSign.[1]

Embora as organizações em todo o mundo possam registrar o .org, muitos países têm um domínio de segundo nível, com um propósito semelhante ao do seu próprio Código de País de Domínio de topo (ccTLD). Tais domínios de segundo nível são geralmente do tipo: org.cc ou or.cc , onde cc é o código do país. .jp (Japão), .uk (Reino Unido) e .au (Austrália) são exemplos outros exemplos.

Em 17 de Março de 2010 o Public Interest Registry anunciou que há mais de 8 milhões domínios registrados com o .org, tornando-se o terceiro maior domínio genéricos de primeiro nível (gTLDs).[2]

Nomes de domínio internacionalizados[editar | editar código-fonte]

O registro do domínio .org permite o registro dos nomes de domínio internacionalizados (IDNs), como domínios de segundo nível.[3] Para alemães, dinamarquêses, húngaros, islandêses, coreanos, letãos, lituanos, polonêses e suecos, isso tem sido possível desde 2005. Já os registros IDN para espanhôis está disponivél desde 2007.

DNSSEC[editar | editar código-fonte]

Em 2 de junho de 2009, o Public Interest Registry anunciou[4] que o domínio .org é o primeiro dos Domínios genéricos de primeiro nível superior e é o registro global que maior assinou com a Zona de DNS de segurança do sistema de nomes de domínio (DNSSEC). Isso permitirá a verificação da autenticidade de origem e integridade dos dados DNS, conformando clientes DNS. A partir de 23 de junho de 2010, DNSSEC foi habilitado para domínios individuais em "TLD .org"[5] , começando com 13 registros.

Exemplo de uso[editar | editar código-fonte]

Além de sua ampla utilização em campos de caridade, muitas vezes é preferido pelo movimento do software livre, em oposição ao domínio .com, mais usado por empresas com fins lucrativos. Muitos partidos políticos e grupos de apoio também optam por usar o .org.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. InterNIC - FAQs on org transition
  2. Marketwire.com 17-03-10
  3. Internationalized Domain Name (IDN) Questions Public Interest Registry. Página visitada em 2010-03-28.
  4. Ajay D'Souza. DNSSEC announcement in The .ORG Blog. Página visitada em 2009-07-02. Cópia arquivada em 2009-07-20.
  5. List of .ORG registrars. Página visitada em 2010-06-23.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre .org