Ação coletiva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A ação coletiva é a busca de um objetivo ou um conjunto de objetivos por mais de uma pessoa. É um termo que tem formulações e teorias em muitas áreas das ciências sociais.

Na Sociologia[editar | editar código-fonte]

Como uma explicação dos movimentos sociais, um inquérito sobre ação coletiva envolve examinar os fatores que causam o estabelecimento de normas de integração social, bem como os fatores que conduzem a padrões de desvio e conflito. Uma explicação de uma ação coletiva em sociologia vai envolver a explicação das coisas que são semelhantes ou não a ações coletivas em tempos diferentes e em lugares diferentes. Teorias da ação coletiva enfatizar como o comportamento do grupo pode, em certo sentido, estar ligado a instituições sociais.

Em ciência política e economia[editar | editar código-fonte]

A teoria econômica da ação coletiva se preocupa com a provisão de bens públicos (e de consumo colectivo), através da colaboração de dois ou mais indivíduos, e do impacto das externalidades sobre o comportamento do grupo. É mais comumente referido como Escolha Pública. Livro de Mancur Olson 1965 A Lógica da Ação Coletiva: Bens Públicos ea Teoria de Grupos, é uma análise importante no início dos problemas do custo de bem público.

Além de economia, a teoria tem encontrado muitas aplicações na ciência política, sociologia, comunicação, antropologia e ambientalismo.

O Problema de ação coletiva[editar | editar código-fonte]

O termo "problema de ação coletiva", descreve a situação em que várias pessoas beneficiarão de uma determinada ação, que, no entanto, tem um custo associado tornando implausível que qualquer um pode individualmente ou vai realizar e resolvê-lo sozinho. A escolha racional é, então, para realizar isso como uma ação coletiva cujo custo é compartilhado.


Referências[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.