A Aurora (Bouguereau)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Aurora
L'Aurora
A Aurora (Bouguereau)
Autor William-Adolphe Bouguereau
Data 1881
Técnica Óleo sobre tela
Dimensões 215 × 107 
Localização Birmingham Museum of Art, Birmingham (Alabama)

A Aurora (em francês: A'Aurore) é uma pintura a óleo de 1881 do pintor académico francês William-Adolphe Bouguereau que atualmente se encontra no Birmingham Museum of Art de Birmingham, Alabama, Estados Unidos.

Temática[editar | editar código-fonte]

O artista, autor prolífico de obras de carácter mitológico, neste caso representa a divindade celeste Eos, personificação da alba ou "aurora do mundo", nome dado ao quadro.

Eos é, em conjunto com Helius e Selene (Sol e Lua), uma tríade de irmãos, filhos dos titãs associados à divindade do céu dos gregos antigos. Foi também considerada como esposa do titã Astreu e mãe de Zéfiro, Noto[1] e Apéliote. Mais tarde dela viria a nascer Eósforo. A sua função, segundo Homero, era abrir as portas do céu ao sol para a entrada da manhã. Antecipando-se a Helius no seu carro, afasta a noite e permite o nasce do sol do quotidiano.

Os atributos da deusa são geralmente o carro que ela mesma conduz e o seu peplo ou fino manto com no qual se veste. É normalmente representada em cerâmica ou chorando a morte do seu filho Mémnon diante das muralhas de Troia no seu confronto contra Aquiles. A partir desse dia, chora inconsolavelmente e as suas lágrimas dão forma ao orvalho.

Auguste Rodin e Henri Matisse realizaram esculturas com a temática da deusa, enquanto que Annibale Carracci e François Boucher retrataram-na no seu episódio com Céfalo.[2]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Conforme vários artistas contemporâneos e seus antecedentes, Bouguereau emprega o tema como justificativa para representar a deusa sensual e semi-nua, com o seu leve manto envolta do seu corpo, enquanto acaricia e dá vida às flores depois da passada noite gelada, o que se intui aos seus pés.

A assinatura e data estão na parte inferior da esquerda: W. BOUGUEREAU 1881.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. V. V. A. A. (2010). Mitología clásica e iconografía cristiana (em espanhol). [S.l.]: R. Areces. p. 87. ISBN 978-84-8004-942-9 
  2. Martín, René (2004). Diccionario de Mitología Clásica (em espanhol). [S.l.]: Espasa Calpe. ISBN 84-670-1536-5 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre A Aurora (Bouguereau)
Ícone de esboço Este artigo sobre pintura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.