Abadia de Cister

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Abbaye de Cîteaux - Bâtiment Lenoir.jpg

A Abadia de Cister (em francês:Abbaye de Cîteaux ) é a segunda fundação de São Roberto de Molesme situada na comuna francesa de Saint-Nicolas-lès-Cîteaux, no departamento de Côte-d'Or da região da Borgonha, à que ele batizou como Novum Monasterium para o diferenciar do de Molesme donde procedia. É aqui que se originou a Ordem de Cister (cujo apelativo provém do nome romano da localidade: Cistercium) da qual continua sendo sede central.

Atualmente pertence à Ordem Cisterciense da Estreita Observância (um ramo do Cister) e conta com 35 membros, dedicados a trabalhos artesãos e venda ao público dos seus produtos (nomeadamente queijos e doces).

Perspectiva cavaleira da abadia de Cîteaux. Dictionnaire raisonné de l'architecture française du XIe au XVIe siècle. Eugène Viollet-le-Duc, 1856.

A fundação[editar | editar código-fonte]

A história de Cister começa a 21 de março de 1098, festividade de São Bento de Núrsia.[1]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Martine PLOUVIER & Alain SAINT-DENIS (dir.), Pour une histoire monumentale de Cîteaux, 1098-1998 (Cîteaux, Commentarii cistercienses. Studia documenta, 8), Cîteaux, 1998.

Referências

  1. Segundo Jean Marilier, (Cartas e documentos que concernem à abadia de Cister (1098-1182), Bibliotheca Cirterciensis, Rome, 1961, ata 4), Robert chegou a este local no verão de 1098. Este deslocamento é citado numa inscrição citada por Jean Marilier e está indicada no artigo de Karine Berthier Les aménagements hydrauliques de l’abbaye , p. 67 r. 9 da obra Pour une histoire monumentale de l’abbaye de Cîteaux,

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Abadia de Cister

Ligações externas[editar | editar código-fonte]