Abismo de Helm

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portal A Wikipédia possui o
Portal Terra-média

Abismo de Helm, na obra O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien, foi o local de refúgio de Théoden, Rei de Rohan e de seu povo, onde enfrentou as legiões de Saruman, vindas de Isengard.[1] Esse evento ficou conhecido como a batalha do Abismo de Helm, uma das batalhas durante a Guerra do Anel, e foi destaque no livro As Duas Torres (1954) e em sua adaptação cinematográfica O Senhor dos Anéis: As Duas Torres.[2] Tal fortaleza tinha apenas uma fraqueza: um pequeno canal semelhante a um esgoto, onde foi detonado um explosivo que possibilitou a passagem dos Uruk-hais. Foi lá que ocorreu a vitória de Rohan contra o exército de Isengard, e isso foi um fato muito significativo para a história da Terceira Era da Terra-Média.

Referências

  1. Silva, Geysa; Matos Rocha, Luiz Fernando. Quem conta um conto de fadas: uma introdução ao mundo da fantasia. Confraria do Vento, 2008. pp. 21. ISBN 8560676082
  2. Borgo, Érico (08 de julho de 2002). O Senhor dos Anéis - As duas torres: A batalha do abismo de Helm (em português). Omelete. Página visitada em 26 de abril de 2014.
Ícone de esboço Este artigo sobre a obra de J. R. R. Tolkien é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.